segunda-feira, 4 de julho de 2016

Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung

Mao nasceu em Shaoshan, na China a 26 de dezembro de 1893.

Descendente de uma família de camponeses, mas recebeu uma educação esmerada.

Desde novo revoltou-se com a situação social opressiva da China e foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês

Em 1945, Mao foi oficialmente conhecido como chefe do partido, sendo nomeado presidente do Comité Central.

A 1 de outubro de 1949, proclama na Praça Tiananmen, em Pequim, a República Popular da China, em dezembro foi proclamado Presidente da República.

Entre 1957 e 1958, iniciou uma política de desenvolvimento chamada de Grande Salto, baseado na industrialização associada à coletivização agrária. Esta medida tornou-se num desastre económico que colocou a China numa epidemia de fome que vitimou milhões de chineses.

Muitos dos programas sociais de Mao são indicados por críticos, tanto internos quanto externos à China, como causadores de danos severos à cultura, sociedade, economia e relações exteriores da China, como também pela morte de 42 a 70 milhões de pessoas - tornando-se no maior genocida da História.

Em termos pessoais, a vida de Mao Tsé-Tung tem algumas particularidades, a sua primeira experiência sexual ocorreu na sua adolescência, teve um romance com uma rapariga de 12 anos.

Mao, nos seus últimos anos de vida, gostava de relembrar essa iniciação e, em 1962, até tentou encontrar a mulher com quem tinha perdido a virgindade.

Ela estava envelhecida, como seria de esperar, com os cabelos brancos, Mao deu-lhe 2 mil iuanes e, depois Mao comentou com melancolia: "Como está mudada!".

Mao casou-se pela primeira vez em 1908, tinha apenas 15 anos de idade, a sua mulher tinha seis anos a mais. Em 1910, Mao fica viúvo, desconhecem-se as causas da morte da sua mulher.

Em 1921 casa-se pela segunda vez, com Yang Kai-hui, com quem teve dois deles. Yang foi executada em 1930, os dois filhos fugiram para Xangai, onde tiveram que sobreviver sozinhos pelas ruas.

O filho mais novo, Anqing, desenvolveu uma doença mental devido à pancada que levara da polícia de Xangai, quando o prenderam por vadiagem. O mais velho, Anying foi morto num ataque aéreo norte-americano durante a Guerra da Coreia.

Mao casou-se pela terceira vez com Ho Tzu-chen, desde casamento nasceram seis filhos, mas apenas uma menina, Lin Min sobreviveu.

Mao viria a divorciar-se de Ho em 1939, para se casar com Chiang Ch'ing.

Aos 60 anos, em 1953, Mao fica estéril, à medida que envelhecia preferia mulheres cada vez mais novas.

Frequentemente, Mao dormia com três, quatro ou cinco jovens e incentivava as amantes a apresentá-lo a outras mulheres.

Terá adquirido herpes genital em 1967. Devido à intensa atividade sexual contraiu também tricomoníase, que é uma doença em que ao homem não provoca dor mas provoca desconforto nas mulheres.

Muitas das suas concubinas orgulhavam-se de ter a doença de tricomoníase como prova de intimidade com o líder da revolução. Calcula-se que tenha contagiado cerca de 3 mil mulheres.

Mao acreditava que fazer sexo prolongava a vida e não escovava os dentes, alegando que o tigre não precisa fazê-lo.

Também não gostava de tomar banho, preferia ser esfregado com panos húmidos pelos seus guarda-costas e devido à sua falta de higiene com os dentes, acabou por perdê-los a todos.

Mao morreu aos 82 anos de velhice, embora os seus pulmões e coração se encontrarem em péssimo estado, a 9 de setembro de 1976, em Pequim, está sepultado no Mausoléu de Mao Tsé-Tung, em Pequim, na China.

Frases de Mao:

  • "Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo"
  • "Devemos apoiar todo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apoia"
  • "A política é uma guerra sem derramamento de sangue e a guerra é uma política com derramamento de sangue"
  • "Só progride quem é modesto. O orgulho obriga a dar passos para trás"

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário