quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O Rei Sol

Rei D. Luís XIV da França, o Rei Sol

Luís XIV nasceu em Saint-Geramin-en-Laye (França), a 5 de setembro de 1638. Filho de Luís XIII e de Ana da Áustria. O seu pai morre em 1643, começando o seu reino em 1661.

Luís XIV subiu ao trono com apenas cinco anos, após a morte do pai, a sua mãe e o Cardeal Mazarino exerceram a regência. Aos 22 anos tornou-se rei definitivamente.

Luís XIV governava sozinho e detinha todos os poderes do Estado, sendo um rei absoluto, e dizia "O Estado sou eu". Segundo Luís XIV, os seus poderes eram provenientes do Direito Divino, por consequência ele seria o representante direto de Deus na Terra.

Auto-proclamou-se Rei Sol, levava isso tão a sério que todos os seus gestos quotidianos eram efetuados em público, desta forma, a Corte podia assistir a todos os atos da vida do Rei ao longo do dia, desde que ele acordava até que se deitava para dormir, passando mesmo pelas atividades íntias

Foi um rei forte, um guerreiro, que governou a França com uma mão de ferro. Travou guerras com Espanha, Holanda, Áustria e Luxemburgo, foi também um músico aplicado, amante de teatro, da poesia, da dança, de todas as formas de arte.

Mandou construir o Palácio de Versalhes, nessa construção trabalharam mais de 30 mil homens, muitos dos quais não foram pagos ou executavam trabalhos forçados. Eram frequentes os acidentes mortais na construção e as febres vindas dos pântanos causavam pesadas baixas.

Luís XIV adorava jardins,ainda antes de mandar começar as obras de ampliação do antigo Palácio de Versalhes, preocupou-se em criar numa área de 700 hectares a obra grandiosa de jardinagem que ficou a cargo de André Le Nôtre, denominado "Jardineiro do Rei e rei dos jardineiros".

O Palácio de Versalhes tornou-se o mais luxuoso de toda a Europa, com 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas e 2153 janelas, impressionava pela sua grandeza.

A Corte de Luís XIV era tão grandiosa que consistia em 20 mil pessoas, incluindo nove mil soldados, mil cortesãos e quatro mil criados, todos eles viviam no Palácio.

Luís XIV terá tido 16 amantes, seis filhos legítimos, 16 filhos bastardos mas reconhecidos com títulos nobres e havendo a possibilidade de haver mais 30 filhos não reconhecidos.

Apesar das pinturas oficiais do rei, este aparecer de uma forma majestosa e de aparência limpa, foi um dos reis com menos cuidados de higiene da França.

Luís XIV teve diversas doenças, escarlatina e sarampo em criança, gonorreia e sarna na adolescência, febre tifóide, fortes enxaquecas, dores no estômago, crise de gota e fístula anorretal na idade adulta. Tinha todos os dentes inferiores estragados e apenas um dente no maxilar superior.

O rei tinha diversos métodos para disfarçar o cheiro, espalhava perfume pelo corpo e roupas, para o mau hálito usava pastilhas de anis. Trocava de roupa várias vezes ao dia. O rei sabia do cheiro que tinha e de quanto era insuportável para quem o acompanhava, o próprio abri janelas para arejar os locais por onde passava.

Os banhos eram vistos como algo mau, acreditava-se que sífilis e a perda de apetite sexual pudesse ser transmitida pelo banho. Havia a teoria de que o banho quente dilatava os poros e facilitava a "entrada dos vírus".

Também a Igreja indicava que o banho era algo imoral. Nesta altura a água era limitada apenas às partes livres do corpo, como as mãos e o rosto, o banho ao corpo inteiro era uma raridade.

A peruca do rei era exageradamente alta e explicitamente gordurosa, para refletir magnitude e vigor, a peruca era feita de cabelos falsos misturados com cabelos verdadeiros e de cavalos, o local ideal para a proliferação de piolhos.

Na Corte de Luís XIV o prestígio das pessoas era medido pelo peso da cadeira em que lhes era permitido sentar, quanto mais pesada fosse, maior era o seu prestígio. Apenas o rei e a rainha podiam usar cadeiras com braços.

O surgimento da alta costura deve-se a Luís XIV, antes de este ser coroado os nobres da Europa inspiravam-se nos modelos rigorosos, severos e quase sempre feitos com tecidos pesados e pretos usados pela corte espanhola. Os franceses também compravam a roupa aos espanhóis, então o rei proibiu a importação de tecidos estrangeiros e estabeleceu uma gigantesca indústria têxtil no país.

Determinou ainda que fossem criados modelos novos duas vezes por ano com tecidos inéditos. Os costureiros que atendiam a nobreza passaram a apresentar uma coleção de roupas no inverno e outra no verão, incluindo também acessórios como leques, capas, sombrinhas, etc.

Muitas foram as mulheres na vida do Rei Luís XIV, algumas foram:

  • Rainha Maria Teresa, a esposa: casaram-se por razões de Estado, ela era filha de Henrique IV de Espanha. Maria Teresa foi uma rainha discreta, sofredora e virada para as obras de caridade, dedicava muito do seu tempo ao jogo, suportando com alguma resignação as amantes oficiais do rei. No dia da sua morte, Maria Teresa terá dito "Desde que fui rainha tive apenas um dia feliz".
  • Madame de Montespan foi uma das mais famosas e favoritas de Luís XIV.Chegou à Corte através da Rainha-Mãe, tendo sido colocada como dama de companhia de Henriette, a cunhada do rei. Foi amante do rei durante 13 anos, teve sete filhos de Luís XIV, depois da morte da cunhada do rei, passou a ser dama de companhia da rainha.
  • Madame de Maintenon teve um começo de vida difícil, teria mesmo chegado a mendigar pelas ruas, mas acabaria por se tornar na última grande figura feminina do reinado de Luís XIV, durante 30 anos, foi a sua maior confidente e amante. A rainha Maria Teresa morre em 1683, o rei com 45 anos casa-se secretamente com Madame de Mointenon, na noite de 9 para 10 de outubro desse mesmo ano, nunca mais o rei se terá interessado por outra mulher. Este casamento acabou com a morte de Luís XIV.

Nos últimos anos do reinado de Luís XIV, uma sucessão de mortes quase pôs em risco a sucessão ao trono. Praticamente todos os filhos legítimos do rei não tinham sobrevivido à infância. O único que chegou à idade adulta foi, o seu filho mais velho Luís, o Grande Delfim, que morreu em 1711, antes de Luís XIV.

O novo herdeiro, Luís, Duque de Borgonha, neto mais velho do rei, mas este contraiu varíola e morreu no ano de 1712, seguindo por seu filho mais velho, Luís Duque de Bretanha.

Por fim, o pequeno Duque de Anjou, filho mais novo do Duque de Borgonha e bisneto do rei foi aclamado Delfim de França, tornando-se o sucessor ao trono francês.

Luís XIV morre a 1 de setembro de 1715 de gangrena, poucos dias antes do seu 77.º aniversário e com 72 anos e 100 dias de reinado.

O seu corpo foi sepultado na Basílica de Saint-Denis, em Paris.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário