sábado, 18 de março de 2017

Autografo ao Assassíno

John Lennon autografa o álbum Double Fantasy para o fã Mark Chapman que seria o seu assassíno

John  Lennon, músico do grupo de rock britânico The Beatles foi assassinado no dia 8 de dezembro de 1980.

Aconteceu por volta das 23 horas, quando John voltava  para casa com a sua mulher, Yoko Ono.

Ao chegar à entrada da sua casa, um homem de 25 anos, Mark David Chapman, que no fim da tarde desse mesmo dia tinha encontrada Lennon e lhe pedido um autografo, pegou num revólver e efetuou cinco disparos contra Lennon.

O primeiro tiro atingiu uma janela do prédio, no entanto os outros quatro tiros atingiram Lennon, John Lennon caiu na entrada do edifício.

Os motivos do crime, segundo Mark Chapman, que se considerava um cristão renascido, foi o ódio a John Lennon devido a afirmações do cantor sobre Deus e religião. Mark era fã dos The Beatles e tinha Lennon como ídolo, mas isto mudou quando começou a praticar a sua religião seriamente.

A declaração polémica que os The Beatles eram mais populares que Jesus feita por Lennon em 1966, irritou profundamente Mark, considerou uma blasfémia, alegando que "não deveria haver ninguém mais popular que o Senhor Jesus Cristo".

Mark Chapman foi condenado a prisão perpétua, com possibilidade de liberdade condicional após 20 anos de pena, a partir de 2000 seria concedido um julgamento visando a sua liberdade condicional a cada dois anos. Mark cumpre a pena desde 1980 numa penitenciária chamada Attica Correctional Facility, Nova Iorque.

Desde 2000 a sua liberdade condicional tem sido negada em todas as ocasiões.

A morte de John Lennon foi anunciada através de um jogo de futebol americano.
Naquela noite, o produtor de TV Alan J. Weiss teve um acidente de mota e aguardava ser atendido na sala de espera do hospital Roosevelt, na esquina da 10ª Avenida com a Rua 59. Foi quando se apercebeu a movimentação estranha e testemunhou com os próprios olhos o corpo de Lennon chegando ao local. Alan ligou para os colegas da emissora ABC e passou o furo de reportagem.

No momento, o canal exibia uma partida de futebol americano, entre as equipas New England Patriots e Miami Dolphins. Foi o locutor do jogo quem anunciou a morte pela primeira vez: "Uma tragédia indizível foi confirmada a nós pela ABC News em Nova York: John Lennon, do lado de fora de seu apartamento no West Side de Nova York, talvez o mais famoso de todos os Beatles, foi baleado duas vezes pelas costas, foi levado para o hospital Roosevelt, morto."

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário