terça-feira, 16 de janeiro de 2018

As Luas de Saturno

Lua Titã de Saturno
Saturno além de ter anéis gigantes em seu redor, tem mais de 60 luas em sua órbita. Em geral, o grupo de satélites naturais de Saturno é intrigante, mas alguns deles se destacam ainda mais.

Lua Encélado - é um dos corpos esféricos mais pequenos do sistema solar, esta lua apresenta rachaduras estranhamente quentes perto do pólo sul, conhecidas como "riscas de tigre". Tem jatos aquosos nessas rachaduras que sugerem um reservatório subterrâneo de água líquida salgada. Foram detetados compostos orgânicos nesses jatos, que contém carbono, a matéria fundamental para o inicio da vida.

Lua Titã - é a mais famosa lua de Saturno, é a segunda maior lua do sistema solar depois da Lua Ganímedes de Júpiter. Titã tem várias particularidades, é a única lua que possui uma atmosfera densa e é além da Terra o único lugar que tem um liquido estável na sua superfície.
O líquido não é água, é etano e o metano que enchem os lagos e mares desta lua, estes dois elementos existem como gases na Terra, mas são líquidos na temperatura ambiente de Titã que é 179ºC negativos.
As chuvas nesta lua são parecidas com as da água na Terra, estas corroem as montanhas da lua e criam rios parecidos com canais.
Titã se assemelha em muitas coisas com a Terra primitiva congelada. Os cientistas esperam desvendar o funcionamento do clima e da geologia de Titã.

Lua Jápeto - esta lua tem hemisférios com cores diferentes, um iluminado e o outro escuro, e uma cadeia montanhosa com cerca de 10km, em grande parte do equador da lua. O hemisfério escuro é possivelmente resultado de vários fatores, poderia ter sido a lua chama de Phoebe que poderia ter escurecido parte de Jápeto, o gelo não teria evaporado e, ao longo do tempo, esse efeito térmico teria levado a lua a ter duas cores.

Lua Mimas - é uma das grandes luas de Saturno. Entre as várias crateras sobressai uma no hemisfério que comanda o movimento orbital, a cratera Herschel, nome em homenagem ao astrónomo William Herschel que descobriu esta lua em 1789. 

Os satélites amiores, conhecidos antes do começo da exploração espacial são Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã, Hiperião, Jápeto e Febe.

Cerca de 40 luas de Saturno apresentam um nome, mas o número exato de satélites ainda é incerto, pois existe uma grande quantidade de objetos que orbitam Saturno.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário