sábado, 14 de julho de 2018

Resgates que fizeram História

Ainda com o tema de resgates, depois de termos assistido ao resgate de uma gruta na Tailândia, cujo o qual já fiz um post. Hoje falarei de outros resgates que também fizeram história.

Resgate em Chiang Rai - Tailãndia
- 12 rapazes e um treinador foram encontrados com vida, depois de estarem desaparecidos durante nove dias e foram retirados da gruta com vida 17 dias depois de terem desaparecido - junho e julho de 2018.
- Mais informações: http://imagenschistoria.blogspot.com/2018/07/resgate-da-tailandia.html

Resgate em Annapurna - Himalaias
- Em abril de 2010, a décima montanha mais alta do mundo foi local de uma operação de resgate. Três alpinistas espanhóis ficaram encurralados a 6950 metros de altura.
- Os alpinistas foram transportados por via aérea até a um local seguro.
- Os socorristas foram o Capitão Daniel Aufdenblatten e Richard Lehner, o primeiro largou uma longa corda do helicóptero e o que levou Richard até aos alpinistas.

Regaste em Ataca - Chile
- Em 2010, 33 mineiros chilenos ficaram presos numa mina que desmoronou, em San José, este caso foi outro que parou o mundo para ver a situação resolver-se.
- Estiveram presos durante 69 dias, depois foram resgatados com sucesso.
- Para o resgate, foi desenvolvido um projeto de perfuração de um poço, que chegou até ao saguão onde estavam alojados os trabalhadores, tendo sido estimado o prazo de 70 dias após o início das operações.
- No início foi feito um poço de alguns centímetros de diâmetro para a passagem de água e comida, o que posteriormente foi alargado para poder levar a cápsula Fenix II com cerca de 5 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro, a cápsula possui capacidade para levar apenas um trabalhador com segurança. Então os trabalhadores foram retirados um a um.
- Mais de mil milhões de pessoas assistiram ao resgate pela televisão. Este resgate ficou imortalizado no filme "Os 33".

Resgate em Porto Príncipe - Haiti
- Em 2010 um terramoto de magnitude 7.0 na escala de Richter atingiu o Haiti e devastou a capital, Porto Príncipe.
- Um dos resgates mais surpreendentes ocorreu precisamente 15 dias depois da ocorrência do terramoto. Depois de um homem afirmar ter ouvido gemidos a sair de uma pilha de destroços, cães de resgate começaram à procura no local indicado. Então encontraram Darlene Etienne, de 16 anos, presa debaixo de uma peça de metal. Darlene diz que esteve consciente o tempo todo.

Resgate em Nova Iorque - EUA
- O Capitão Chesley Burnett "Sully" Sullenberger, conseguiu aterrar um avião, com 150 pessoas a bordo, no Rio Hudson. É considerada uma das aterragens de maior sucesso na água.
- Este acontecimento deu-se após alguns minutos do avião ter levantado voo do Aeroporto LaGuardia, em Nova Iorque. O avião foi atingido por um bando de gansos.
- Todas as pessoas a bordo sobreviveram, e este acidente ficou imortalizado no filme "Milagre no Rio Hudson".

Resgate da Apollo 13
- "Houston, we've had a problem here" (PT: "Houston tivemos um problema aqui") foram as palavras do astronauta John Swigert ao Centro de Controlo de Missão da NASA, após a tripulação ter ouvido uma explosão.
-  Foi em abril de 1970 quando a nave com destino à Lua sofreu um rompimento no tanque de oxigénio.
- Os astronautas conseguiram reparar de forma temporária o sistema de remoção de dióxido de carbono e desta forma conseguiram aterrar de forma segura no Oceano Pacífico.

Resgate no Teerão - Irão
- Em 1979, milhares de iranianos invadiram a embaixada dos EUA. Ao longo de 444 dias dezenas de norte-americanos ficaram presos como reféns na embaixada. Seis diplomatas conseguiram fugir.
- A CIA elaborou um plano, onde os seis diplomatas fingiam pertencer a uma equipa de filmagens, que trabalhavam num filme de ficção científica chamado "Argo". Esta equipa teria de estar no Irão para encontrar as melhores localizações para as filmagens.
- A equipa conseguiu fugir do país com sucesso, depois de recorrer a passaportes falsos. Esta história foi retratada no filme "Argo", que recebeu três Óscares.

Resgate em Nova Orleães - EUA
- A 25 de agosto de 2005, o furacão Katrina devastou Nova Orleães. Mais de mil pessoas morreram e muitas outras ficaram com as casas destruídas.
- A Guarda Costeira dos EUA trabalhou de forma intensiva nos meses seguintes ao acontecido. No final, cerca de 5 mil socorristas salvaram mais de 33 mil pessoas.

Resgate no Texas - EUA
- Jessica McClure tinha 18 meses quando caiu no interior de um poço no quintal da casa da tia, a 14 de outubro de 1987.
- Nas 58 horas seguintes os socorristas fizeram um túnel para conseguirem tirar o bebé.

Resgate na Cordilheira dos Andes - Chile
- A 13 de outubro de 1972, um voo que vinha de Montevidéu, no Uruguai, para Santiago, no Chile, despenhou-se sobre os Andes, depois de ser afetado pelo mau tempo.
- Mais de um quarto dos passageiros morreu e os sobreviventes tiveram que recorrer ao canibalismo.
- Os sobreviventes Nando Parrado e Roberto Canessa exploraram as montanhas à procura de ajuda. No dia 22 de dezembro regressaram com uma equipa de resgate. Foram resgatadas 16 pessoas.

Resgate em Nantucket - Atlântico Norte
- Em 1956, o navio italiano de luxo SS Andrea Doria, chocou contra o MS Stockohlm, enquanto levava cerca de 1700 pessoas.
- Os passageiros foram imediatamente evacuados para outras embarcações que se dirigiram para o local depois de terem recebido pedidos de ajuda.
- Andrea Doria afundou e 46 pessoas morreram.

Resgate em Cabanatuan - Filipinas
- Durante a Segunda Guerra Mundial, 121 Rangers do exército norte-americano se voluntariaram para resgatar mais de 500 prisioneiros de guerra que estavam detidos no campo de Cabanatuan.
- Fizeram um ataque surpresa contra os japoneses, em janeiro de 1945, e conseguiram libertar centenas de soldados, com um número mínimo de vítimas.

Resgate na Somália
- A 8 de abril de 2009, quatro piratas da Somália sequestraram o navio MV Maersk Alabama. Capturaram o Capitão Richard Phillips e levaram-no como refém numa embarcação salva-vidas, naquilo que seriam quatro noites de pesadelo.
- Então uma equipa de atiradores dos Navy SEALs chegou à conclusão de que a vida do Capitão estava em perigo, depois de verem que um dos piratas estava a apontar uma arma à cabeça do refém. Decidiram então abater os piratas e o Capitão Phillips foi salvo sem ferimentos.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário