terça-feira, 2 de outubro de 2018

Flower Power


Flower Power (PT: "Poder das Flores") foi um slogan usado pelos hippies dos anos 60 até ao começo dos anos 70.

Era usado como símbolo da ideologia da não-violência e do repúdio à Guerra do Vietname.

Este termo foi usado pela primeira vez pelo poeta Allen Ginsberg, em 1965, num ensaio com o nome "Como fazer uma Marcha/Espetáculo", nele defendia que os manifestantes deveriam receber "massas de flores" para distribuir aos polícias, imprensa, políticos e espectadores.
Allen Ginsberg
O uso de adereços como flores, brinquedos, bandeiras, doces e música foram feitos para transformar comícios anti-guerra numa forma de teatro de rua, reduzindo assim o medo, raiva e ameaça que é esperada nos protestos.

Ginsberg queria combater, em particular, o espectro dos Hells Angels, um gang de motars, que apoiou a guerra, comparou os manifestantes de guerra aos comunistas e ameaçou interromper violentamente as manifestações anti-guerra planeadas na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Hells Angels
Em outubro de 1967, Abbie Hoffman e Jerry Rubin ajudaram a organizar a Marcha no Pentágono usando os conceitos de Flower Power para criar um espetáculo. Quando os manifestantes enfrentaram mais de 2500 soldados da Guarda Nacional do Exército que formaram uma barricada humana em frente ao Pentágono, os manifestantes seguravam flores e algumas colocavam flores nos canos das armas dos soldados.
Marcha do Pentágono - Outubro de 1967
Uma imagem ficou muito conhecida como "The Ultimate Confrontation", tirada pelo fotojornalista francês Marc Ribound, tratava-se de um estudante do ensino médio, de 17 anos, Jan Rose Kasmir, que segurava uma margarida e observava os soldados com as suas armas.
"The Ultimate Confrontation"
Foto: Marc Ribound
Outra imagem também conhecida, chamada "Flower Power", do fotógrafo do Washington Star, Bernie Boston, foi nomeada para o Prémio Pulitzer de 1967. A imagem é do dia 21 de outubro de 1967, mostra um jovem de cabelos compridos, a colocar cravos nos canos das armas da polícia militar.
"Flower Power"
Foto: Bernie Boston
A arte vanguardista de Milton Glaser, Heinz Edelmann e Peter Max tornou-se sinónimo da geração de energia das flores.

O estilo de ilustração de Heinz Edelmann era mais conhecido nos seus desenhos de arte para o filme de 1968 dos The Beatles "Yellow Submarine".
Um dos desenhos de Heinz Edelmann para "Yellow Submarine"
Milton Glaser também desenvolveu o design gráfico psicadélico solto. 
Design de Milton Glaser para o cantor Bob Dylan
Os cartazes do artista pop Peter Max tornaram-se ícones do Flower Power, com os seus desenhos fluídos pintados em cores Day-Glo.
Peter Max
Também músicas foram associadas ao movimento Flower Power, como "All You Need is Love" dos The Beatles.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário