quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A Visitar: Museu do Dinheiro do Banco de Portugal

Museu do Dinheiro do Banco de Portugal - Lisboa
A museografia assenta em núcleos temáticas que focam os artigos-padrão, o dinheiro no mundo e a sua história ao longo dos séculos, o fabrico da nota e da moeda, e ainda testemunhos pessoais sobre o papel do dinheiro na vida do cidadão.

Este museu oferece uma experiência marcadamente interativa que recorre à tecnologia multimédia para mostrar o seu espólio. 


O Museu do Dinheiro do Banco de Portugal foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), a 9 de junho como o "Melhor Museu do Ano 2017".

Nas palavras do Governador do Banco de Portugal, Carlos da Silva Costa, "O Museu do Dinheiro é um projeto chave na abertura do Banco à sociedade e a atribuição deste importante prémio a nível nacional enche-nos de orgulho. Mas traz-nos também responsabilidades acrescidas, de manter a diversidade e qualidade da programação, assim como continuar a apostar na promoção do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais bem informada sobre as questões económicas e financeiras. Estamos apenas no início."

Para além do prémio "Melhor Museu do Ano", o Museu do Dinheiro foi ainda galardoado com uma menção honrosa na categoria de melhor website.

A visitar

Horário:
  • De 4ª-Feira a Sábado - 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
  • Loja e receção do museu encerram às 17h45
  • Encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro.
Preço:
  • Gratuito
A minha visita

Visitei este museu no dia 25 de novembro de 2017, já tinha falado com amigos que tinham visitado o local e o tinham recomendado por isso as expectativas eram altas e o museu não desiludiu. Para além de ser um tema que me interessa é um museu muito interativo o que também desperta a curiosidade de qualquer pessoa.
O bilhete de entrada no museu dá-nos a possibilidade de fazer alguns "joguinhos" durante a visita, como colocar (virtualmente) o nosso rosto numa moeda, fazer um questionário, entre outras coisas.
Como seria de esperar, podemos ver neste museu a evolução da moeda/nota mas também nos é apresentado outras formas de pagamento que já foi utilizado como usar bens materiais em troca de algo que nos interesse mais, e há uma atividade gira logo no início da visita relacionada com isso.
Aconselho a visita é muito gira e a brincar aprendemos.
1. 100 Doler - Banco de Estocolmo (Suécia) 1666
2. Moeda Real D. Beatriz (Santarém - Portugal) 1383-1385 (em prata)

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário