terça-feira, 28 de novembro de 2017

Lauren Bacall

Lauren Bacall
O seu verdadeiro nome era Betty Joan Perske, nasceu em Nova Iorque, a 16 de setembro de 1924.

Era filha única de um casal judeu, William Perske e Natalie Weinstein Bacall. Estes se divorciaram quando Lauren tinha seis anos de idade.
Lauren Bacall e a mãe, Natalie
Com a separação dos pais, Lauren nunca mais viu o pai e passou a ter uma forte ligação com a sua mãe.

Lauren estudou dança durante 13 anos, teve aulas de interpretação na Academia Americana de Artes Dramáticas. Ao mesmo tempo passou a desempenhar algumas funções no teatro e trabalhou como modelo de moda.

Quando começou a sua carreira como modelo em tempo parcial, foi quando pela primeira vez, teve contacto com o anti-semitismo. Mais tarde, quando Lauren foi para Hollywood, o diretor Howard Hawks teria feito comentários anti-semíticos, então Lauren ficou preocupada em revelar a sua identidade e nunca deixou que Hawks soubesse que era judia.
Howard Hawks e Lauren Bacall
Estreou-se como atriz na Broadway em 1942, na peça "Johnny Two By Four".

A mulher de Hawks, Slim Keith, reparou em Lauren numa capa da revista Harper's Bazaar, mostrou a foto ao marido, e este ligou para Nova Iorque com a intenção de a trazer para Hollywood para um teste.
Slim Keith e o marido, Howard Hawks
Hawks não gostou do seu verdadeiro nome Betty, então trocou-o para Lauren. Depois de realizar vários testes com Lauren colocou-a no filme "Uma Aventura na Martinica" de 1944.
Filme "Uma Aventura na Martinica" de 1944
Ficou conhecida como "The Look" por ficar nervosa diante das câmeras, Hawks sugeriu que ela inclinasse a cabeça e puxasse o cabelo para um dos lados do seu rosto, Lauren pressionou o seu queixo contra o peito e, então, dirigiu os olhos para cima de modo a poder olhar para a câmera.

Lauren conheceu então Humphrey Bogart nos estúdios de filmagem de "Uma Aventura na Martinica", que na altura era casado com Mayo Methot. Passaram a ter uma relação dentro do set de filmagens e em poucas semanas, passaram a ter uma relação fora dos estúdios.
Humphrey Bogart (esquerda) e a mulher, na altura, Mayo Methot (direita)
Depois do divórcio de Humphrey, casaram-se a 21 de maio de 1945, quando Lauren tinha 25 anos. O casamento e lua-de-mel aconteceram na Fazenda Malabar, no Ohio, nos EUA. O casamento durou até à morte de Humphrey, que morreu de cancro no esófago em 1957.
Casamento de Humphrey Bogart e Lauren Bacall
Lauren teve dois filhos com Humphrey, Stephen Humphrey Bogart, nascido a 6 de janeiro de 1949 e Leslie Howard Bogart, nascida a 23 de agosto de 1952.
Humphrey Bogart e Lauren Bacall com os filhos Stephen e Leslie
Este filme "Uma Aventura na Martinica" levou-a a um estrelato imediato. A sua participação foi mais tarde considerada uma das mais impactantes estreias na historia do cinema.

Com apenas 20 anos, Lauren fazia manchetes nos jornais do mundo inteiro.

Quando visitou o National Press Club em Washington, D.C., a 10 de fevereiro de 1945, o seu assessor de imprensa, Charlie Enfield, pediu-lhe para se sentar no piano que estava a ser tocado pelo vice-presidente dos EUA, Harry Truman, as fotos causaram um escândalo.
Lauren Bacall sentada no piano tocado pelo vice-presidente dos EUA, Harry Truman - 10 de fevereiro de 1945
Lauren participou com o marido depois do filme "Uma Aventura na Martinica", em "À Beira do Abismo" em 1946, "Dark Passage" de 1947 e em "Paixões em Fúria" de 1948.
Filme "À Beira do Abismo" de 1946
Filme "Dark Passage" de 1947
Filme "Paixões em Fúria" de 1948
Pouco depois da morte do marido em 1957, teve um relacionamento com o cantor e ator Frank Sinatra.
Frank Sinatra e Lauren Bacall
Mais tarde conheceu o ator Jason Robards, fizeram planos para se casarem em Viena, na Áustria, a 16 de junho de 1961. Mas os planos foram inúteis depois das autoridades austríacas se terem recusado a conceder ao casal uma licença de casamento. Também foi-lhes negado o casamento em Las Vegas, nos EUA.
Jason Robards
A 4 de julho de 1961, o casal foi a conduzir até Ensenada, no México, onde se casaram. O casal acabou por se divorciar em 1969, o divórcio teria ocorrido devido a problemas com o alcoolismo.
Casamento de Jason Robards e Lauren Bacall
Do seu segundo casamento nasceu Sam Robards, nascido a 16 de dezembro de 1961.
Lauren Bacall com Jason Robards e o filho Sam
A sua carreira no cinema diminuiu na década de 1960, foi vista em apenas alguns filmes. Passou a ter uma carreira no teatro bem sucedida em "Cactus Flower" de 1965, em "Applause" de 1970 e "Woman of the Year" de 1981
Cartaz "Woman of the Year" de 1981
Lauren escreveu duas autobiografias: "Lauren Bacall By Myself" em 1978 e "Now" em 1994.
Autobiografia "Lauren Bacall By Myself" de Lauren Bacall de 1978
Foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Secundária, em 1996, pela sua participação em "O Espelho Tem Duas Faces", recebeu o Globo de Ouro por este trabalho.
Lauren Bacall quando ganhou o Globo de Ouro em 1996, pelo filme "O Espelho Tem Duas Faces"
Foi selecionada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas para receber um Prémio Honorário da Academia. O prémio foi dado a 14 de novembro de 2009.

Faleceu a 12 de agosto de 2014, no seu apartamento com vista para o Central Park, em Manhattan, nos EUA. Tinha 89 anos. Segundo o seu neto, Jamie Bogart, Lauren faleceu depois de sofrer um forte AVC.

Lauren foi cremada e as suas cinzas foram espalhadas na Martha's Vineyard.
Assinatura de Lauren Bacall

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário