quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Festas Tradicionais: Las Fallas

Decidi fazer outra série de post's no blog, que consistem em transmitir informações sobre as festas mais tradicionais (uma mais do que outras) em redor do mundo.

8. Las Fallas

Celebração das Las Fallas
É uma festa típica da cidade de Valência, em Espanha.

Durante a festa, que acontece no dia 19 de março, no dia de São José segundo a Igreja Católica, grandes figuras satíricas feitas de papel machê ou de madeira, chamadas de fallas, são queimadas nas ruas e praças da cidade.

Atualmente, esta festa converteu-se numa atração turística muito importante.

A origem desta celebração veio de uma simples queima de restos das oficinas de carpintaria.

Pode-se comparar esta festividade ao Carnaval, onde se faz críticas nas fallas, de tal forma que, ao queimá-los, se eliminam simbolicamente os problemas e males.
Celebração das Las Fallas
Em cada rua da cidade existe um casal faller que, durante toda a festa, procura fontes de rendimento para poder pagar a festa e a sua própria falla.

As crianças também participam da festa, as fallas infantis medem, no máximo, três metros de diâmetro, sã compostas por figuras de estética mais próxima do mundo das crianças e, geralmente, não mostram temas críticos.

Entre 15 a 19 de março, os dias e as noites em Valência são uma festa contínua. Logo desde 1 de março fazem-se mascletàs, espetáculo de petardos e fogos de artifício, no qual se obtêm composições musicais através do ruído dos canhões de pólvora.

Estes espetáculos acontecem na Praça Ayuntamiento, no centro de Valência, às 14 horas.

O total das fallas é classificado em categorias ordenadas por orçamento e, dentro de cada categoria, organiza-se um concurso no qual se elege a melhor falla. Para a classificação das fallas existem diferentes características como a monumentalidade, risco, temática, cor, etc.
Celebração das Las Fallas
Também se escolhe o ninot indultat, ou seja o boneco indultado, que se salvará da fogueira. Os prémios não têm qualquer cariz material, é só uma satisfação do prémio obtido, que se indica com uma bandeirola na falla até ao dia da cremà.

As fallas têm um cariz satírico sobre temas da atualidade. Costumam ter uma figura central de vários metros de altura, as maiores podem chegar aos 30 metros, rodeadas de numerosas figuras de cartão-pedra, suportadas por uma armação de madeira. As fallas incluem letreiros escritos em valenciano explicando o significado de cada cena, sempre com sentido crítico.
Celebração das Las Fallas
Para a construção das fallas, artistas e artesãos, escultores, pintores e outros profissionais dedicam-se durante meses.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim

Sem comentários:

Enviar um comentário