sexta-feira, 6 de abril de 2018

Banda Desenhada: Mafalda

"Mafalda", por Quino
Mafalda foi uma banda desenhada feita pelo argentino Quino.

As histórias desta banda desenhada apresentam uma menina, a Mafalda, preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se revolta com o estado atual do mundo.
Banda desenhada "Mafalda"
A personagem foi criada em 1962 para um anúncio que deveria ser publicado no diário Clarín. No entanto, Clarín rompeu o contrato e a campanha foi cancelada.

A banda desenhada "Mafalda" foi publicada no jornal "Primera Plana" de 29 de setembro de 1964, apresentando apenas as personagens de Mafalda e dos seus pais, acrescentando Filipe em janeiro de 1965.
Banda desenhada "Mafalda"
A 15 de março de 1965, "Mafalda" passou a aparecer diariamente no jornal "Mundo" de Buenos Aires, permitindo ao autor cobrir eventos correntes mais detalhadamente.

As personagens Manolito e Susanita são criadas e a mãe de Mafalda estava grávida quando o jornal faliu a 22 de dezembro de 1967.
Banda desenhada "Mafalda"
A publicação recomeçou seis meses depois, a 2 de junho de 1968, no "Siete Días Illustrados". Como os quadradinhos tinham que ser entregues duas semanas antes da publicação, Quino era incapaz de comentar as notícias mais recentes. Então decidiu acabar com a publicação das histórias a 25 de junho de 1973.

Então a banda desenhada "Mafalda" foi elaborada entre 1964 e 1973, apresentando uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.
Banda desenhada "Mafalda"
A partir daqui, Quino ainda desenhou Mafalda algumas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1976, fez um poster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Na cidade de Buenos Aires, na Argentina, podemos visitar uma praça chamada de Mafalda.

Apesar de Quino ser contrário à ideia de uma adaptação ao cinema ou teatro, um desenho animado foi realizado por Carlos Márquez.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário