segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Gianna Beretta Molla - De Médica a Santa

Santa Gianna Beretta Molla, com dois os seus filhos
Fonte: Canção Nova - Formação

Gianna Beretta Molla nasceu em Magenta, na Itália, a 4 de outubro de 1922.

Foi membro atuante da Ação Católica desde a adolescência. Formou-se com distinção em Medicina e especializou-se em Pediatria pelo seu grande amor às crianças e às mães.

Pretendia unir-se ao seu irmão, o Padre Alberto, médico e missionário, que tinha fundado um hospital na cidade de Grajaú, no estado do Maranhão, no Brasil, mas foi desaconselhada pelo seu Bispo.

Padre Alberto, irmão de Gianna
Fonte: Facebook

Em 1954, conheceu o engenheiro Pietro Molla, com quem se casou a 24 de setembro de 1955, tendo a cerimónia sido presidida pelo seu outro irmão, o Padre Giuseppe.

Casamento de Gianna Berretta e Pietro Molla
Fonte: BREVIÁRIO

Durante o seu noivado escreveu ao seu marido: "Quero formar uma família verdadeiramente cristã, um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões, guie os nossos programas".

O casal teve quatro filhos: Pierluigi, Maria Zita, Laura e Gianna Emanuela.

Gianna e Pietro com os seus três filhos mais velhos Pierluigi, Maria Zita e Laura
Fonte: Comunidade Católica Shalom

Na sua última gravidez, quando Gianna tinha 39 anos, descobriu que tinha um fibroma no útero e tinha três opções: retirar o útero, o que levaria à morte da criança, abortar o feto ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia arriscada para preservar a gravidez.

Gianna não hesitou e disse: "Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!". A cirurgia ocorreu no dia 6 se setembro de 1961.

Gianna deu entrada para o parto no hospital de Monza, na Sexta-feira Santa de 1962. No dia seguinte, 21 de abril, nasceu Gianna Emanuela. Sempre fiel, afirmava: "Entre a minha vida e a do meu filho, salvem a criança!".

Gianna faleceu no dia 28 de abril de 1962 em casa.

Gianna Beretta Molla
Fonte: Legatus

O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no mesmo hospital onde ela queria ser missionária e foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 24 de abril de 1994.

Encontro entre o Papa João Paulo II e a filha de Gianna, Gianna Emanuela e o seu marido Pietro
Fonte: Claudinha - WordPress.com

O milagre da canonização foi experienciado por Elisabete Arcolino Comparini, casada com Carlos César, ambos da Diocese de Franca, quando, no início dos anos 2000, o quarto bebé que tinham concebido começou a passar sérios problemas, tendo, no terceiro mês, a jovem mãe perdido totalmente o líquido amniótico. A intercessão da então beata Gianna foi pedida, ainda no hospital, na presença do Bispo de Franca, Dom Diógenes Mathes.

Como a Elisabete recusava-se a realizar um aborto e devido à intercessão da Santa Gianna Beretta Molla, depois de uma gravidez sem a presença de líquido amniótico, um facto sem explicação científica, no dia 30 de maio de 2000 nasceu Gianna Maria, nome dado em homenagem à beata.

Carlos César e Elisabete Comparini com a sua filha Gianna Maria
Fonte: Meu Imaculado Coração Triunfará

Gianna foi canonizada no dia 16 de maio de 2004 e recebeu do Papa João Paulo II o título de "Mãe de Família". Na cerimónia estavam presentes o seu marido, Pietro Molla, as suas filhas Gianna Emanuela e Laura, e o filho Pierluigi.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário