sábado, 12 de novembro de 2016

Marcas nas Paredes da Câmara de Gás

Marcas nas paredes da câmara de gás do Campo de Concentração de Auschwitz

Muitos foram as mortes realizadas nos campos de concentração construídos pelos nazis. Muitos deles morreram nas câmaras de gás.

O mais famoso desses campos foi o de Auschwitz, inaugurado a 20 de maio de 1940, que para além de ser o centro administrativo dos outros campos, também servia para a utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, e nele foram testadas as primeiras câmaras de gás.

Assim que chegavam ao campo, os judeus e os outros prisioneiros eram obrigados a deixar os seus pertences para trás, cortar os cabelos e a vestir um uniforme de riscas.

Ao chegarem ao campo, os guardas selecionavam os prisioneiros que pareciam mais fortes para trabalhar. Os que não eram considerados aptos para o trabalho, como crianças, mulheres, velhos e doentes, uma grande maioria, era enviado diretamente para uma das quatro câmaras de gás de Auschwitz.

O gás utilizado nas câmaras era o Zyklon B, que através de inalação gerava efeitos no organismo como convulsões, rigidez muscular e paralisia respiratória.

Até hoje são visíveis marcas de arranhões nas paredes das câmaras de gás.

Depois de morrerem asfixiados, os corpos eram amontoados em valas e queimados, o que deixava um cheiro a carne queimada por todo o campo.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário