terça-feira, 22 de novembro de 2016

Margaret Bourke-White

Margaret Bourke-White no topo do edifício Chryler em 1934


Margaret nasceu em Nova Iorque a 14 de junho de 1904.

É considerada a pioneira em muitos momentos importantes da fotografia.

Foi a primeira repórter fotográfica da revista Fortune e a primeira mulher a quem foi dada a permissão para fotografar em território soviético, na década de 1930.

Através de Henry Luce, um influente editor, Margaret foi também a primeira fotógrafa da revista Life.

Esteve na linha da frente durante a Segunda Guerra Mundial, onde retratou de forma impressionante os campos de extermínio nazis, além de fotografas de forma muito realista os anos da Grande Depressão nos Estados Unidos.

Entre 1939 e 1942 foi casada com o escritor Erskine Caldwell, com quem colaborou em diversos projetos, como o ensaio fotográfico "You Have Seen Their Faces", em 1937.

Nos anos 50, foi diagnosticada com Parkinson. Tinha apenas 50 anos quando teve que abandonar a carreira para lutar contra a doença. Foi operada ao cérebro em 1959 e em 1961. Faleceu aos 67 anos.

As suas fotografias estão no Museu do Brooklin, no Museu de Arte de Cleveland e no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, assim como na coleção da Livraria do Congresso.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário