quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Túmulo de Victor Noir

Túmulo de Victor Noir

Victor Noir foi um jornalista francês nascido em 1848. Ficou conhecido devido à sua morte. O seu funeral contou com mais de 100 mil pessoas.

No seu túmulo, no cemitério Père Lachaise, em Paris, mostra a figura do jornalista morto aos 22 anos, abatido num duelo um dia antes do seu casamento por um sobrinho-neto do imperador Napoleão Bonaparte.

A estátua de bronze realista feita pelo escultor Jules Dalou, mostra Victor Noir derrubado pelo disparo de Pierre-Napoleão Bonaparte com a boca entreaberta, as mãos inertes, a camisa desabrochada e a cartola perto dele.

A estátua também evidencia uma grande ereção post-mortem, algo habitual nos cadáveres de homens que foram enforcados.

Esta particularidade converteu o seu túmulo num dos mais populares e visitados do famoso cemitério.

A lenda diz que se deve colocar uma flor no chapéu, depois beijar a estátua nos lábios e por fim esfregar a sua área genital.

A estátua passou a ser procurada por pessoas com problemas de fertilidade, pois segundo a lenda o túmulo podia melhorar a fertilidade e ter uma vida sexual plena, no entanto outras versões afiram que a simpatia serve para as mulheres solteiras conseguirem marido nesse mesmo ano.

Com tanta procura e a repetição do ritual, a dita zona da estátua adquiriu uma cor mais brilhante que o resto do bronze oxidado.

Também pessoas que "pediram ajuda" para ter filhos, voltam ao túmulo para deixar flores ou objetos, nomeadamente uns sapatinhos de bebé apresentados na imagem, numa forma de agradecer.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário