Jeanne d'Arc |
- Terá nascido em 1412, em Domrémy, na região de Lorena na França.
- Tem o cognome de "Donzela de Orléans" - "La Pucelle d'Orléans".
- É uma heroína francesa e Santa da Igreja Católica.
- Jeanne era filha de agricultores, que também trabalhavam como artesãos, Jeanne era a mais nova de cinco filhos.
- Segundo relatos, Jeanne ouvia vozes que lhe diziam para ter uma vida devota e piedosa. Mas aos 16 anos, as vozes passaram a dizer-lhe que devia entrar para o exército francês.
- Jeanne então apresentou-se ao capitão da guarda real da França para solicitar escolta para encontrar-se com Carlos VII. O capitão negou, mas com o passar do tempo e com a perseverança de Jeanne, acabou por ceder.
- Carlos VII recebeu-a, nesse momento Jeanne passou por interrogatórios de teólogos, pela verificação da sua virgindade e, então, conseguiu fazer parte de um exército de 5 mil homens que enfrentou e venceu os ingleses na guerra.
- Desde que o Duque da Normandia, Guilherme, se apoderou da Inglaterra em 1066, os monarcas ingleses passaram a controlar extensas terras no território francês. Quando a França tentou recuperar os territórios perdidos para a Inglaterra, originou-se um dos mais longos e sangrentos conflitos da História: a Guerra dos 100 Anos, que durou 116 anos, provocando milhões de mortes e a destruição de quase toda a França.
- Jeanne d'Arc depois da guerra continuou a estar nas batalhas, então na primavera de 1430 retomou a campanha militar e passou a tentar libertar a cidade de Compiègne, onde acabou por ser presa pelos inimigos.
- Entre os dias 23 e 27 foi conduzida ao castelo de Beaulileu-lès-Fontaines. Jeanne foi entrevistada entre os dias 27 e 28 pelo Duque de Borgonha, Filipe III. Naquele momento ela era propriedade do Duque de Luxemburgo. Foi levada ao Castelo de Beaurevoir, onde ficou todo o verão, enquanto o Duque de Luxemburgo negociava a sua venda. Ao vendê-la aos ingleses, Jeanne foi transferida para Ruão.
- Foi acusada de bruxaria, e foi condenada à morte na fogueira.
- Foi executada no dia 30 de maio de 1431 em praça pública, na Praça do Velho Mercado às 9 horas em Ruão, depois as suas cinzas foram atiradas ao Rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública.
- Antes da sua execução confessou-se a Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão. Entrou vestida de branco, na praça cheia de gente.
- A revisão do seu processo começou em 1456, quando foi considerada inocente pelo Papa Calisto III, e o processo que a condenou foi considerado inválido, e em 1909 a Igreja Católica autoriza a sua beatificação.
- Jeanne d'Arc foi canonizada pelo Papa Bento XV, em 1920.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário