sábado, 30 de novembro de 2019

Multidão no funeral de Mahatma Gandhi

Multidão no funeral de Mahatma Gandhi, em 1948

Mahatma Gandhi (1869-1948) foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do Satyagraha, principio da não agressão, forma não violenta de protesto, como forma de revolução.
Mahatma Gandhi
Mahatma foi assassinado a tiros pelo nacionalista hindu Nathuram Godse. Antigo seguidor de Gandhi, Godse discordava da cedência de recursos financeiros da Índia ao Paquistão, num momento em que os dois países iniciavam a sua primeira guerra pela Caxemira.

O morte violenta contribuiu para idealizar ainda mais a figura de Gandhi como "pai da nação".

A morte de Mahatma Gandhi foi lamentada em todo o mundo. Albert Einstein escreveu "Mahatma Gandhi morreu como vítima dos seus próprios princípios da não-violência. Ele morreu porque e tempos de desordem e agitação geral no seu país, ele recusou a proteção armada para si mesmo."

Mais de dois milhões de pessoas juntaram-se à longa procissão funerária de oito quilómetros que levou mais de cinco horas para chegar a Raj Ghat da Birla Hoise, onde Mahatma Gandhi tinha sido assassinado.

Gandhi foi cremado numa pira funerária (estrutura feita de madeira, onde se queima o corpo humano como parte de um ritual funerário). Gandhi estava na posição de buda quando o seu terceiro filho, Ramdas Gandhi, ateou fogo à pira funerária, às 16h45

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário