quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

John Lennon e Yoko Ono

No post de hoje falarei do Amor de John Lennon e Yoko Ono. Yoko foi/é considerada a causa da separação dos The Beatles, mas esta relação foi marcada por outras polémicas, irei falar hoje sobre esta relação.

John Lennon e Yoko Ono
John Lennon e Yoko conheceram-se em 1966, na galeria de arte Indica onde ela expunha, em Londres.

Na época John tinha 26 anos e Yoko tinha 33 anos.

Só em 1968 é que John e Yoko começaram um relacionamento romântico. Na época, John ainda era casado com a sua primeira mulher Cynthia, que se encontrava em viagem na altura, quando esta soube pediu o divórcio. Yoko estava grávida, mas acabou por ter um aborto espontâneo.
John Lennon e a primeira mulher, Cynthia
Após o divórcio, John levou Yoko às gravações do "Álbum Branco" dos The Beatles. O clima entre os Beatles já não estava dos melhores e a presença de Yoko só piorou a situação. A imprensa e os fãs dos Beatles chamavam Yoko de feia, o que fez com que John declarasse que ele e ela eram uma pessoa só.
The Beatles e Yoko Ono
Durante os últimos anos dos Beatles, John e Yoko tornaram-se inseparáveis. Apareceram na gravação do Rock and Roll Circus dos Rolling Stones e protestaram contra a guerra do Vietname.

Casaram-se a 20 de março de 1969, em Gibraltar e durante a lua-de-mel promoveram o famoso bed-in.
Casamento de Yoko Ono e John Lennon
O Bed-In foi um protesto pacífico contra a guerra e promover a paz feito por John e Yoko. Foi durante a lua-de-mel, no quarto 702 do Hotel Hilton de Amesterdão, entre os dias 25 e 31 de março. Convidaram a imprensa mundial para entrar no quarto de hotel entre as 9 horas da manhã e as 9 horas da noite.
John Lennon e Yoko Ono durante a sua lua-de-mel, no conhecido Bed-In
Após o lançamento do álbum "Two Virgins", onde ambos apareceram nus na capa, a imprensa esperava que fossem fazer sexo publicamente, mas durante o Bed-In ficaram apenas sentados na cama a falar sobre a paz.
Álbum "Two Virgins" de John Lennon e Yoko Ono, de 1968
Depois de uma semana, viajaram para Viena, na Áustria, onde fizeram uma conferência de imprensa chamada de Bagism, comendo bolo de chocolate enquanto estavam dentro de um saco branco.
John Lennon e Yoko Ono durante a conferência de imprensa, conhecida como Bagism
Planearam fazer outro Bed-In em Nova Iorque, mas John estava proibido de entrar no país por ter-se declarado a favor do uso de canábis em 1968. Então viajaram até às Bahamas, no dia 24 de maio de 1969, hospedaram-se no Hotel Sheraton Oceanus, mas após uma noite quente de 30ºC decidiram mudar o segundo Bed-In para Toronto, no Canadá.

Viajaram para Montreal no dia 26 de maio, hospedaram-se no quarto 1742 do Hotel Queen Elizabeth. Durante os sete dias seguintes, convidaram Timothy Leary, Tommy Smothers, Dick Gregory e Al Capp para cantar a música a favor da paz "Give Peace a Chance", gravada no quarto de hotel no dia 1 de junho. Todos menos Al Capp juntaram-se ao casal.
Bed-in em Montreal

Em dezembro de 1969, o casal espalharam mensagens em outdoors onde diziam "War is Over If You Want It - Happy Christmas From John and Yoko" (PT: "A Guerra Acaba Se Você Quiser - Feliz Natal de John e Yoko") por onze cidades.
Outdoor de John Lennon e Yoko Ono
A campanha pela paz de John e Yoko não foi bem recebida por muitos jornalistas, que os acusaram de procurar publicidade e dinheiro. John respondeu que poderia escrever uma música numa hora e fazer mais dinheiro do que gastar sete dias a falar sobre a paz numa cama de hotel.

Curiosamente apesar de toda a campanha de paz, Yoko e a também a primeira mulher de John Lennon, sofreram de violência doméstica por parte do músico. John disse "É por isso (ser violento) que sou sempre pela paz. São as pessoas mais violentas que defendem a paz e o amor"

No livro "All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono", de David Sheff. Lennon responsabiliza-se, sem rodeios, pelas mudanças que este amor fez na sua vida: "Conhecer a Yoko foi como conhecer a primeira mulher de todas. E tu deixas os teus amigos no bar e não queres mais jogar futebol, nem snooker, nem bilhar. Talvez alguns continuem a fazê-lo todas as sextas à noite e a manter a mesma relação com os seus compinchas mas eu, mal encontrei A mulher, deixei de ter interesse. (...) O meu velho gang acabou no momento em que a conheci. Eu não me apercebi conscientemente na altura, mas foi o que aconteceu. O problema é que os meus compinchas eram famosos e não apenas uns tipos quaisquer no bar".

Em 1973, o casal separou-se e John começou a viver com May Pang, este relacionamento durou cerca de 18 meses e segundo Yoko foi uma pausa bem-vinda do relacionamento intenso que tinham e que não ficou magoada.
John Lennon e May Pang
John e Yoko reconciliaram-se e a 9 de outubro de 1975 tiveram um filho chamado Sean Lennon. John Lennon abandonou a carreira e passou a dedicar-se ao filho e permaneceu ao lado de Yoko até à sua morte.
John Lennon com filho Sean ao colo e Yoko Ono

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário