Carlos Hathcock |
Carlos Norman Hathcock II (1942-1999) foi um atirador do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) com um recorde de serviço de 93 mortes confirmadas.
O registo de Hathcock e os detalhes extraordinários das missões que desempenhou fizeram dele uma lenda no Corpo de Fuzileiros Navais.
Durante a Guerra do Vietname, Hathcock voluntariou-se para rastejar durante três horas, por dois quilómetros até ao quartel general do inimigo. Dando um único tiro, matou o general da NVA e rastejou de volta sem ser notado.
A 16 de setembro de 1969, a sua carreira como atirador chegou ao fim, quando o tanque LVT-5 onde estava atingiu uma mina antitanque. Hathcock puxou sete fuzileiros navais do veículo em chamas, sofrendo queimaduras graves no rosto e membros, antes de alguém o puxar para que fosse colocado em água porque ele não tinha reparado que estava a arder.
Enquanto se recuperava recebeu a homenagem Purple Heart. Quase 30 anos depois, recebeu uma Estrela de Prata por esta ação. Todos os oito fuzileiros feridos foram evacuados de helicóptero para o navio hospitalar, depois para um hospital naval em Tóquio e, finalmente, para o centro de queimados no Centro Médico do Exército de Brooke, Texas, nos EUA.
Hathcock faleceu a 22 de fevereiro de 1999, em Virgínia Beach, por complicações resultantes da esclerose múltipla.
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário