terça-feira, 10 de novembro de 2020

A Primeira Supermodelo da América

Audrey Munson
Fonte: Wikipédia
Audrey Munson, nascida a 8 de junho de 1891, foi uma modelo e atriz de cinema americana. É considerada, atualmente como a "Primeira Supermodelo da América"

Na sua época era conhecida como "Miss Manhattan", "Menina Panamá-Pacífico", "Menina de Exposição" e "Vénus Americana".

Foi o modelo ou inspiração de mais de 12 estátuas que se encontram na cidade de Nova Iorque e em muitas outras cidades.

Audrey foi a primeira atriz americana a aparecer completamente nua no cinema, no filme "Inspiration" de 1915, o primeiro dos seus quatro filmes mudos.
Filme "Inspiration", de 1915
Fonte: Wikipédia
"Inspiration" é um filme mudo de drama, dirigido por George Foster Platt e escrito por Virginia Tyler Hudson. Foi o primeiro filme americano não pornográfico a exibir a nudez feminina total.

Os filmes em que Audrey entrou foram um sucesso de bilheteira, embora os críticos estivessem divididos. O estúdio contratou uma sósia de Audrey, Jane Thomas, para fazer as suas cenas, enquanto Audrey apenas fazia as cenas em que estava nua.

Em 1919, Audrey estava a morar com a sua mãe numa pensão, em Manhattan, do Dr. Walter Wilkins. Este apaixonou-se por Audrey e, a 27 de fevereiro, assassinou a sua mulher, Julia, para que ele pudesse estar disponível para se casar com Audrey.

No entanto, Audrey e a sua mão saíram de Nova Iorque, o que levantou suspeitas. Deu-se, então, início a uma caçada por todo o país até que foram localizadas no Canadá. O conteúdo dos depoimentos que elas forneceram nunca foi revelado, mas Audrey negou veementemente que ela tivesse algum relacionamento romântico com o Dr. Wilkins. Este foi julgado, considerado culpado e sentenciado à morte pela cadeira elétrica. Ele acabou por se enforcar na sua cela.

Como consequência direta ou não, o assassinato marcou o fim dos dez anos de carreira de Audrey.

Em 1920, Audrey não conseguia arranjar trabalho, vivia com a sua mãe, que vendia utensílios de cozinha de porta em porta.

A 27 de maio de 1922, Audrey tenta o suicídio ao engolir uma solução de bicloreto de mercúrio
Audrey Munson
Fonte: Vogue
A 8 de junho de 1931, a sua mãe pediu a um juiz que a colocasse num manicómio. O juiz ordenou que Audrey fosse internada num centro psiquiátrico para tratamento.

Audrey ficou no Hospital Estadual St. Lawrence para Insanos, em Ogdensburg, onde foi tratada por depressão e esquizofrenia, durante 65 anos, até à sua morte aos 104 anos.

Durante décadas, Audrey não teve visitas no asilo, mas foi redescoberta por uma meia sobrinha, Darlene Bradley, em 1984, quando Audrey tinha 93 anos.

Audrey morreu a 20 de fevereiro de 1996, aos 104 anos.


Fonte: Wikipédia

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário