terça-feira, 30 de novembro de 2021

Elin Wägner com as Assinaturas de Mulheres pelo Direito ao Voto

 

Elin Wägner com as assinaturas de mulheres pelo direito ao voto
Fonte: Facebook - Ventre Feminista

Elin Wägner nasceu em Lund, na Suécia a 16 de maio de 1882.

Elin Wägner
Fonte: Wikimedia Commons

Foi uma escritora, jornalista, feminista, professora, ecologista e pacifista sueca.

Os seus livros concentram-se nos assuntos de emancipação das mulheres, direitos civis, votos para as mulheres, movimento de paz, bem-estar e poluição ambiental.

É mais conhecida pelo seu compromisso com o movimento sufrágio feminino na Suécia, Associação Nacional para o Sufrágio Feminino, por fundar a organização sueca Rädda Barnen e por desenvolver a escola cidadã feminina em Fogelstad, onde também era professora de direitos civis.

Ao lado de Fredrika Bremer, Wägner é frequentemente vista como a pioneira feminista mais importante e influente na Suécia.

Foi editora de lançamento da revista política semanal "Tidevarvet" e chefiou a revista de 1924 a 1927. Escreveu vários romances, artigos em vários jornais diários e roteiros para vários filmes.

Na imagem, Elin Wägner com as assinaturas de 360 mil mulheres exigindo o direito de votar na Suécia, em 1914. Pois um dos argumentos usados para negar o voto às mulheres era de que as próprias mulheres não queriam votar.



Fonte: Ventre Feminista | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário