quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

90 mil soldados nazis presos na Batalha de Stalingrado

90 mil soldados nazis presos pelos russos na Batalha de Stalingrado - 2 de fevereiro de 1943

A Batalha de Stalingrado foi uma das mais importantes operações militares da Segunda Guerra mundial.

Deu-se na cidade de Stalingrado, na União Soviética (atual Volgogrado na Rússia) e arredores, entre julho de 1942 e fevereiro de 1943.

Nesta operação, as forças do Eixo, lideradas pela Alemanha, tentaram conquistar a cidade de Stalingrado, sem sucesso.

Durante a fase inicial da batalha, os alemães conseguiram obter resultados positivos após os bombardeamentos da Luftwaffe, a força aérea alemã, sobre a cidade de Stalingrado. O passo seguinte seria invadir a cidade pelas forças terrestres.

Porém, os alemães não contavam com a forte resistência soviética, que tinham as vantagens de conhecer bem o território e estarem bem preparados para o inverno rigoroso que chegava.

Em novembro de 1942, uma grande contra-ofensiva soviética cercou o 6.º Exército Alemão dentro da cidade de Stalingrado. Com a ordem de Hitler de não se entregarem, os alemães enfrentaram os soviéticos, mesmo estando em desvantagem.

Em fevereiro de 1943, em pleno inverno, os soldados alemães sucumbiram à fome, ao frio e à falta de equipamentos.

A batalha acabou quando o general Paulus rendeu o 6.º Exército Alemão a 2 de fevereiro de 1943.

A Batalha de Stalingrado foi a mais violenta e sangrenta de toda a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que dois milhões de pessoas foram mortas, entre soldados e civis de ambos os lados.

Esta batalha é considerada um ponto importante na reviravolta do contexto da Segunda Guerra Mundial, pois foi a partir de aqui que os soviéticos passaram a "empurrar" os alemães e os seus aliados até Berlim, onde impuseram a derrota final à Alemanha, junto com os Aliados, em 1945.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário