terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Audrey Hepburn com 13 anos

Audrey Hepburn com 13 anos - 1942

Audrey Kathleen Ruston nasceu em Ixelles a 4 de maio de 1929.

Os pais de Audrey divorciaram-se quando esta tinha 9 anos. Para manter-la longe das brigas familiares, a mãe enviou-a para um internato na Inglaterra, onde esta se apaixonou pela dança e aprendeu ballet.

No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e com a declaração de Inglaterra de guerra à Alemanha, a mãe de Audrey decidiu levá.la para viver na Holanda, um país que na altura a sua mãe não imaginava que seria invadido pelos alemães.

Audrey queria continuar na Inglaterra, mas a mãe temendo que a cidade de Londres fosse bombardeada optou por levá-la, como também as viagens eram cada vez menos, a sua mãe (Ella Van Heemstra) tenha medo de ficar muito tempo sem ver a filha.

Porém, quando a Holanda é invadida pelos nazis, a vida da família torna-se complicada e sofre uma série de privações. Audrey teve muitas vezes que comer folhas de tulipa para sobreviver.

Envolvida com a Resistência, muitos dos seus familiares foram mortos à sua frente e ela participava em espetáculos clandestinos de ballet para angariar fundos e lavava mensagens secretas nas suas sapatilhas. Anos mais tarde Audrey recusou o papel de Anne Frank no cinema.

Com o fim da guerra, Audrey e a sua mãe mudaram-se para a Inglaterra, onde ingressou na prestigiada escola de ballet Marie Rambert. Mas a sua professora disse que ela era alta demais e não tinha talento suficiente para se tornar numa brilhante bailarina.

Desiludida, passou a trabalhar como corista e modelo fotográfica para garantir o sustento da família. Foi nesta altura que decidiu investir na representação. A sua estreia foi no documentário "Dutch in Seven Lessons", seguido por uma série de pequenos filmes.

Em 1952, viajou para a França para a gravação de "Montercarlo Baby".

Apaixonou-se por Mel Ferrer, a quem tinha sido apresentada numa festa em 1954 e casaram-se em setembro desse mesmo ano. O seu primeiro filho, Sean, nasceria em 1960. No entanto, Audrey tinha sofrido diversos abortos.

Após um ano e meio de licença de maternidade, voltou a Hollywood para estrelar Bonequinha de Luxo, num papel que a transformaria num ícone e pelo qual seria lembrada para sempre.

Em 1963, recebeu o papel principal do musical My Fair Lady, o da vendedora de flores Eliza Doolittle. No entanto, a sua voz não foi utilizada durante as canções, sendo dublada, o que deixaria a atriz extremamente aborrecida e fez com que abandonasse as gravações por um dia.

Audrey e Mel Ferrer divorciaram-se em dezembro de 1968. Audrey parou de atuar e casou-se novamente apenas seis semanas após o divórcio, com o psiquiatra italiano Andrea Dotti, que conheceu num iate.

Audrey deu à luz o seu segundo filho, Luca Dotti, em 1970. O casal morou durante um ano em Roma, para depois a atriz ir viver para a Suíça com os dois filhos.

Pediu o divórcio em 1980 e o processo se formalizou em 1982. Neste período, gravou "Muito Riso e Muita Alegria" e no fim das filmagens conheceu Robert Wolders. Tornaram-se grandes amigos e viveram juntos até à morte de Audrey.

Em 1987 deu início ao seu mais importante trabalho, o de Embaixatriz da UNICEF. Audrey, tendo sido vitima de guerra, sentiu-se em débito com a organização, pois foi o início desta organização que chegou com comida e mantimentos após o fim da Segunda Guerra Mundial e lhe salvou a vida.

Passou o ano de 1988 a viajar, viagens estas que foram facilitadas pelo seu domínio de línguas, falava fluentemente o francês, italiano, inglês, holandês e espanhol.

Em 1991, Audrey contou em entrevista sobre a altura da Segunda Guerra Mundial: "Eu lembro-me muito daquela altura. Várias vezes, na estação, vi comboios lotados de judeus partindo. Lembro-me de um menino pequeno com os pais, muito pálido, muito louro, esperando e depois entrando no comboio. Eu era uma criança observando outra criança."

Em 1993 foi diagnosticada com cancro de apêndice, que espalhou-se para o cólon.

Faleceu às 7 horas da noite de 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos.

Encontra-se sepultada no Cemitério de Tolochenaz, Vaud na Suíça.

Curiosidades:
  • Audreu fumava três maços de cigarros por dia.
  • Pelo seu papel no filme "Roman Holiday" tornou-se a primeira atriz a ganhar um Óscar, um Globo de Ouro e um prémio BAFTA no mesmo ano para uma única apresentação.
  • Recusou o papel de Anne Frank porque trabalhar no filme significaria lembrar-se de momentos muito dolorosos vividos durante a Guerra: "Quando morava na Holanda, vi da minha janela como os nazis executavam Judeus ou como os soldados os mandavam para dentro dos comboios a caminho dos Campos de Concentração".
  • Sofria de Hidrofobia (medo de água), durante a filmagem de uma cena do filme "Two for the Road" em que era atirada para a piscina pelo ator Albert Finney, haviam vários mergulhadores fora da câmara preparados, se necessário, para intervir e aliviar a sua ansiedade.
  • O vestido usado por Audrey no filme "Bonequinha de Luxo" foi leiloado por 800 mil dólares, o dinheiro reverteu para a construção de 15 escolas para crianças pobres indianas.
  • Audrey fez uma promessa vitalícia, que nunca iria exceder os 46,5kg. Exceto nos períodos de gravidez, a atriz nunca ultrapassou o limite que tinha estipulado.
  • Em 1990, Audrey foi homenageada de forma invulgar, o seu nome foi atribuído a uma nova espécie de tulipa.
  • O último filme da atriz foi "Além da Eternidade", que marcou o fim da sua carreira e foi um fracasso de bilheteira de Steven Spielberg como diretor.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário