domingo, 8 de setembro de 2019

Religião: Taoísmo

Portugal é um país laico, quer isto dizer que não tem uma religião oficial, o que permite a cada indivíduo escolher a sua religião, se quiser ter uma. No entanto, a maioria dos portugueses são da religião católica (81% - censos de 2011), havendo oficialmente feriados religiosos ao longo do ano.

Eu, apesar de vir de uma família católica, mas que nunca foram muito assíduos o que me levou a questionar algumas coisas e preferir manter-me "afastada" da religião, tentando perceber um pouco de todas as religiões. Por isso, vou fazer uma série de post's sobre as religiões ao redor do mundo, tentando mostrar as características, curiosidades, coisas boas e menos boas de cada religião.

Uma religião é um conjunto de crenças, além de visões do mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os seus próprios valores morais.


8. Taoísmo

O Taoísmo é uma religião e uma filosofia que faz parte de uma antiga tradição chinesa. Surgiu na China no século II, durante a dinastia Han.
Monge Taoísta
Segue a busca pelo tao, conceito que equivale a caminhou e representa a força cósmica que cria o universo e todas as coisas.

As tradições e éticas do Taoísmo derivam, mas no geral enfatizam a serenidade, a não ação, o vazio, a moderação dos desejos, a simplicidade, a espontaneidade, a contemplação da natureza e os Três Tesouros - compaixão, moderação e humildade.

As escolas Taoístas tradicionalmente reverenciam Lao Zi e os "imortais" ou "ancestrais" e possuem diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além de práticas que procuram atingir o êxtase e obter maior longevidade ou mesmo a imortalidade.

Ao longo da história da China, o Taoísmo foi decretado, por diversas vezes, a religião do Estado. No entanto, após o século XVII, o Taoísmo perdeu muito a sua popularidade.

Tal como outras atividades religiosas, o Taoísmo foi reprimido nas primeiras décadas da República Popular da China e até mesmo perseguido durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung, continuou, no entanto, a ser praticado livremente em Taiwan.

Atualmente, é uma das cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China e, embora não costume ser compreendida com facilidade longe das suas raízes asiáticas, tem seguidores em diversas sociedades à volta do mundo.

Existem no mundo, aproximadamente, 2,7 milhões de adeptos do Taoísmo.

Um dos símbolos do Taoísmo é o Wu Wei, que significa "agir pelo não agir", descreve a prática de se realizarem coisas através da ação mínima. É a prática de seguir a corrente em vez de ir contra a esta.
Wu Wei
Outro dos símbolos é o Yin e Yang, o Yin, representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, como o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra.
Yin e Yang
Os oito "imortais" são figuras lendárias chinesas e creditadas na filosofia Taoísta, são: Cao Guojiu, He Xiangu, Zhongli Quan, Lan Caihe, Lu Dongbin, Li Tieguai, Han Xiang Zi e Zhang Guo Lao.
Cao Guojiu um dos Oito "Imortais"
Outro dos símbolos é a Jade, segundo a lenda a pedra preciosa Jade formou-se a partir do sémen do dragão. Considerada pelos chineses uma das pedras mais nobres e que dá sorte, simboliza a perfeição e a imortalidade.
Pedra preciosa Jade
O texto Taoísta considerado mais influente é Tao Te Ching. Trata-se de uma escritura de fundação de importância central do Taoísmo, supostamente escrita por Lao-Tze entre 350 e 250 a.C. No entanto, a data exata em que foi escrito é ainda objeto de debate. Este texto tem sido usado como um texto ritual ao longo da história do Taoísmo religioso.
Texto "Tao Te Ching" (esquerda) e Lao-Tze (direita)
No Taoísmo existe o Ritual de Iniciação que é um ritual realizado para introduzir aqueles que estão interessados em ter o Taoísmo como o seu caminho espiritual. Tradicionalmente, antes de transmitir os ensinamentos aos discípulos, os mestres Taoístas realizam uma cerimónia, que pode ser simples ou mais elaborada, onde são estabelecidos os compromissos entre mestre e discípulo, para o ensino e o aprendizado no caminho.

O Altar Taoísta é o centro de um templo Taoísta, onde são reverenciadas as divindades. Nele predominam as cores vermelho, amarelo e dourado, simbolizando a consciência iluminada. Além das representações das divindades, o altar também acolhe várias oferendas e outros elementos. No templo deve-se manter em silêncio e é proibido comer.
Altar Taoísta
As oferendas têm um papel muito significativo no caminho espiritual Taoísta. São gestos visíveis que demonstram os sentimentos invisíveis, estabelecendo uma ligação entre o mundo concreto e os aspetos subtis da vida.

As oferendas ao altar são feitas pelos iniciados e frequentadores dos templos, como forma de demonstrar respeito e gratidão às divindades superiores, desapego e desprendimento dos valores materiais, além da dedicação ao caminho de transformação espiritual.

As oferendas podem ser:
- Incenso: simboliza a transcendência e dissolução do ego, correspondendo ao conceito Wu Wei.
- Flores: simboliza a vida e corresponde ao conceito de Dzé Zan (natureza e naturalidade).
- Frutas: simbolizam o desapego e desprendimento em relação aos valores materiais.
- Água ou Chá: simbolizam a purificação e remoção dos apegos, correspondendo ao conceito Chin Jin (Transparência e Pureza).
- Velas: simbolizam o entro da nossa Consciência com a Consciência Sagrada, correspondendo ao conceito Suen Hua (Transformação Natural).

Na China existem cinco montanhas que são consagradas ao Taoísmo. Os sacerdotes e monges vivem em mosteiros situados nas redondezas dessas montanhas, procurando alcançar a harmonia através da meditação.
Montanhas Sagradas da China - (estrelas verdes representam as Taoístas)
Nas cidades também existem templos Taoístas. Alguns sacerdotes são vegetarianos, outros não cortam os cabelos, muitos são casados, vão ao templo para os ofícios e depois voltam para as suas casas.

Na China existe três principais templos Taoístas, são: templo Beiyue, Templo de Na Tcha e Templo dos Cinco Dragões.
Templo dos Cinco Dragões, em Ruicheng, na província de Shanxi, na China
As festas tradicionais do Taoísmo consistem numa mistura de todas as grandes religiões do oriente, o Budismo, o Taoísmo e o Confucionismo. Durante as celebrações são realizadas grandes procissões, sobretudo em fevereiro, quando se celebra o ano novo.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário