sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Série Lore: Boneco Assombrado

Vou fazer mais um conjunto de post's, inspirados numa série, desta vez a série é Lore.

Esta série, que já conta com duas temporadas, fala em cada um dos episódios de algo assustador para nós, comum dos mortais, como vampiros, fantasmas, lobisomens, em resumo, lendas e como é que estas surgiram.

Com estes post's irei de falar mais em pormenor de cada situação ou pessoas retratadas nos episódios. Nos episódios há sempre uma história central e depois outras que vão complementando as principais, ou porque são do mesmo género ou de outra altura.

Post relacionado anterior: https://imagenschistoria.blogspot.com/2019/09/serie-lore-lobisomem-peter-stumpp.html

Boneco Assombrado

Robert, o boneco no Museu East Martello
Robert, o boneco foi um boneco que segundo a lenda era assombrado que pertenceu ao pintor e escritor Robert Eugene Otto.
Robert Eugene Otto
O boneco teria sido fabricado pela Steiff Company da Alemanha, comprado pelo avô de Otto durante uma viagem à Alemanha em 1904 e entregue ao pequeno Robert como presente de aniversário. O boneco tinha um traje de marinheiro que era provavelmente o estilo de roupa que Robert usava quando era criança.

O boneco tinha pouco mais de um metro de altura e o menino decidiu batizar o seu boneco com o seu próprio nome.

Segundo a lenda, o boneco tinha capacidades sobrenaturais que permitiam que se move-se, mudava as suas expressões faciais e produzia sons risonhos.

Robert e o boneco eram os melhores amigos. A lenda especula que o vodu desempenhou um papel importante nos anos de formação de Robert, enquanto entrevistas com pessoas próximas à família indicam que grande quantidade de energia emocional foi colocada sobre o boneco durante a vida de Robert.

Diz-se que a criança atribuía as culpas de quando se comportava mal, ao boneco, dizendo: "Eu não fiz isto. Robert (o boneco) fez".

O menino nunca largava o boneco e não foram poucas as vezes que os seus pais e empregados da casa ouviram o menino a ter longas conversas com o boneco. O mais sinistro era que ouviam duas vozes diferentes e, no início, simplesmente deduziram que o menino tinha diálogos com o boneco usando a sua voz normal e outra com uma entoação modificada.

Os pais de Robert começaram a ter dúvidas sobre essa segunda voz que ouviam. O menino muitas vezes acordava aos gritos a meio da noite, sendo encontrado muito assustado na sua cama rodeado de móveis virados. Além disso, brinquedos mutilados passaram a surgir pela casa e várias coisas estanhas começaram a acontecer.

O boneco transformou-se num companheiro inseparável de Robert, tanto que ganhou um lugar à mesa e "dormia" com o menino na mesma cama todas as noites.

Depois de várias acontecimentos estranhos os pais de Robert decidiram enviar o filho para um colégio interno, e trancaram o boneco no sótão.

Robert estudou arte em Nova Iorque (EUA) e em Paris (França), e foi em Paris que se casou também, a 3 de maio de 1930, com Annette Parker.

Depois do casamento, o casal voltou para a casa da família de Robert em Key West para lá morar. E o boneco foi colocado num dos quartos da casa.

Logo começaram a circular rumores sobre crianças que diziam ver o boneco as encarando pela janela ou aparecendo em diferentes locais da casa durante o dia. Além disso, pessoas que visitavam o local diziam que ouviam passos vindos do andar de cima, assim como risos estranhos.

A própria mulher de Robert dizia notar as mudanças faciais do boneco.

O boneco ocupou um quarto específico até à década de 70, quando Robert e a sua mulher faleceram, e a nova família se mudou para a casa, que diz também ter sido assombrada pelo boneco.

Robert Otto faleceu em 1974 e a sua mulher morreu dois anos depois. Depois das suas mortes, a casa onde estava boneco foi vendida a Myrtle Reuter, que foi a proprietária durante 20 anos. Depois foi vendida aos atuais proprietários que a transformaram numa casa de hóspedes.
A mansão Robert Eugene Otto
Em 1994, o boneco foi doada para o Museu East Martello, e Key West, na Flórida, nos EUA, onde acabou por se tornar uma atração turística popular.

De acordo com as lendas locais, o boneco causou "acidentes de carro, ossos partidos, perda de emprego, divórcios e muitos outros infortúnios" aos visitantes do museu onde o boneco se encontra atualmente por "não respeitarem Robert, o boneco".

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário