segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Série Lore: Lobisomem Peter Stumpp

Vou fazer mais um conjunto de post's, inspirados numa série, desta vez a série é Lore.

Esta série, que já conta com duas temporadas, fala em cada um dos episódios de algo assustador para nós, comum dos mortais, como vampiros, fantasmas, lobisomens, em resumo, lendas e como é que estas surgiram.

Com estes post's irei de falar mais em pormenor de cada situação ou pessoas retratadas nos episódios. Nos episódios há sempre uma história central e depois outras que vão complementando as principais, ou porque são do mesmo género ou de outra altura.

Post relacionado anterior: https://imagenschistoria.blogspot.com/2019/09/serie-lore-mansao-assombrada.html

Lobisomem Peter Stumpp

Ilustração da execução de Peter Stumpp, em Colonia, na Alemanha, em 1589
Durante o séc. XVI foram encontradas várias pessoas assassinadas em Bedburg, na Alemanha. Os habitantes locais atribuíam a culpa a uma criatura mítica, o lobisomem.

Mas depois de alguns assassinatos vieram a descobrir que o assassino era tão humano quanto eles, tratava-se de um agricultor, Peter Stumpp, que ficou então conhecido como o lobisomem de Bedburg, por ser um assassino em série e canibal.

A fonte mais completa deste caso é um panfleto de 16 páginas publicado em Londres, durante o ano de 1590, uma tradução de uma impressão alemã. Este panfleto descreve a vida de Stumpp, os crimes que lhe são atribuídos, o seu julgamento, e inclui também muitas declarações tanto de vizinhos quanto de testemunhas dos crimes.

Entre 1564 e 1569, rumores da população fizeram de Stumpp o principal suspeito. Haviam boatos de que ele devorava animais das quintas locais e praticava canibalismo, o que reforçou o interesse da inquisição alemã em condená-lo.

Logo, começaram a surgir as histórias que Stumpp era capaz de se transformar e lobisomem, graças a um suposto cinturão mágico. Diziam que o acessório tinha sido um presente do diabo e que sem ele o criminoso voltava à forma humana.

Peter Stumpp foi julgado por matar e torturar 14 crianças e duas mulheres grávidas. O esquartejamento dos corpos encontrados nas florestas de Bedburg entraram para a lista de atrocidades praticadas por Stumpp, que também foi acusado de se alimentar do sangue das suas vítimas.

Depois de ser capturado, o assassino relatou que se envolvia com a magia negra desde os 12 anos. Durante a sua confissão, admitiu ter contacto frequente com um súcubo (demónio de aparência feminina que suga a energia vital de humanos com quem mantém relações sexuais).

Os detalhes dos seus crimes foram dados durante sessões de tortura. Peter foi amarrado a uma roda onde pedaços da sua carne eram arrancados com pinças aquecidas e os seus ossos eram partidos. Para finalizar, foi decapitado e teve a sua cabeça atirada para uma fogueira.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário