terça-feira, 10 de setembro de 2019

Festas Tradicionais: Ano Novo Chinês

Decidi fazer outra série de post's no blog, que consistem em transmitir informações sobre as festas mais tradicionais (uma mais do que outras) em redor do mundo.

12. Ano Novo Chinês

Trata-se da festa mais importante para os chineses. Também é conhecido como o Ano Novo Lunar Chinês porque a sua data é determinada pelo calendário lunar e, geralmente, comemora-se no final de janeiro ou fevereiro.

A festa dura 15 dias, nos quais existem vários rituais e tradições.
Celebração do Ano Novo Chinês
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado Buda para uma reunião. Apenas doze teriam-se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam-se apresentado a Buda na lenda: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Na véspera do Ano Novo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam as empresas e o comércio.

As roupas utilizadas durante a celebração são, geralmente, da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte.
Celebração do Ano Novo Chinês
Nesta altura faz-se também retratos de família, é uma cerimónia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada na entrada ou em frente da casa. O membro masculino mais velho da família fica ao centro da fotografia.

Os Rituais do Ano Novo Chinês para assegurar um ano auspicioso, afastado tudo o que possa ser negativo e atraindo as energias positivas são:
- O 1.º dia de festejos dá as boas-vindas aos deuses do Céu e da Terra, e por isso as pessoas evitam comer carne neste dia, pois acreditam que assim estão a atrair uma vida longa e feliz - este é o dia da Lua Nova.
- No 2.º dia, os chineses rezam não só aos seus deuses como também aos seus antepassados. É considerado o dia de todos os cães, e por isso os chineses dão particular atenção neste dia a esses animais de estimação.
- No 3.º e 4.º dias de festejo os genros prestam homenagem aos sogros e os filhos aos pais.
- O 5.º dia é chamado de Po Woo, e as pessoas ficam em casa a dar as boas-vindas ao Deus da Riqueza. Evitam visitar os amigos ou familiares pois têm a superstição de que isso poderá trazer-lhes maus agoiros.
- No 6.º dia visitam os familiares e amigos, e dirigem-se aos templos onde vão rezar e pedir fortuna e saúde aos deuses.
- O 7.º dia é considerado o dia dos agricultores, fazem uma bebida composta por sete cereais para celebrar. Comem noodles, que simbolizam a longevidade, e peixe, que representa o sucesso. É festejado o nascimento de todos os seres humanos.
- O 8.º dia é também dedicado a visitar amigos e familiares. Reza-se a Tian Gong, o Deus do Céu.
- No 9.º dia fazem-se oferendas e rezas ao Imperador Jade.
- Entre o 10.º e 12.º dias convida-se amigos e familiares para jantar, oferecendo banquetes.
- No 13.º dia comem só arroz e choi sum para purificar o organismo.
- O 14.º dia é a preparação para o festival das lanternas que se celebra na 15.ª noite.
- No 15.º dia, a primeira noite de Lua Cheia, as pessoas saem à rua com as suas lanternas coloridas e celebram, nas ruas, com as pessoas mais próximas. Comem bolos de arroz.
Celebração do Ano Novo Chinês
Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair. A casa deve ser limpa antes do Dia de Ano Novo, as dívidas devem estar pagas até a esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças.

A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano. Ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio.
Celebração do Ano Novo Chinês
No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca da casa - avó ou bisavó, com um envelope vermelho com dinheiro. Este envelope é oferecido com propósitos auspiciosos. Em algumas zonas da China o envelope vermelho é oferecido na última noite do ano pelo homem mais velho da família aos outros homens, mas só pode ser aberto depois de entrar o ano novo.

O ato de entregar o envelope vermelho chama-se de Hong Bao, representa a generosidade e o desejo de boa sorte.
Celebração do Ano Novo Chinês
Os chineses têm a tradição de escrever os seus desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e pendurá-los na porta de entrada. Para os chineses, o preto representa a água e a sabedoria, o vermelho representa o fogo e o sucesso.

Durante o feriado de Ano Novo, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China indo para as suas terras de origem para visitar a família, o que constitui o maior movimento migratório do mundo.

O feriado prolongado paralisa quase todo o país. Fecha-se fábricas e a paralisia dos meios de produção acaba por gerar um problema para os grandes importadores dos produtos oriundos da China. Outro problema é o facto de que, graças aos incentivos do governo, muitos trabalhadores permanecem no campo, afetando a produção das empresas onde trabalham. Então os importadores chegam a levar as suas produções para países como a Indonésia, Tailândia e Vietname.
Celebração do Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês não é apenas comemorado na China, mas em diversos países e cidades com populações significativas de origem chinesa, como Singapura, Malásia, Indonésia e em alguns locais dos EUA e no Canadá.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário