sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Série Lore: Drácula

Vou fazer mais um conjunto de post's, inspirados numa série, desta vez a série é Lore.

Esta série, que já conta com duas temporadas, fala em cada um dos episódios de algo assustador para nós, comum dos mortais, como vampiros, fantasmas, lobisomens, em resumo, lendas e como é que estas surgiram.

Com estes post's irei de falar mais em pormenor de cada situação ou pessoas retratadas nos episódios. Nos episódios há sempre uma história central e depois outras que vão complementando as principais, ou porque são do mesmo género ou de outra altura.

A Inspiração para Drácula


Mercy Brown
Este caso aconteceu em 1892, em Rhode Island, nos EUA.

Trata-se de um dos casos mais bem documentados da exumação de um corpo para realizar rituais para banir uma manifestação de mortos-vivos.

Isto aconteceu durante um vasto pânico de vampiros na Nova Inglaterra (EUA).

Em Exeter, Rhode Island, vários membros da família de George e Mary Brown sofreram uma sequência de infeções de tuberculose nas últimas duas décadas do séc. XIX. Na época era uma doença devastadora e muito temida.

A mãe, Mary Eliza, foi a primeira a morrer da doença, seguida de 1886 pela sua filha mais velha, Mary Olive.

Em 1891, a filha Mercy e o filho Edwin também apanharam a doença. Amigos e vizinhos da família acreditavam que um dos membros da família mortos era um vampiro, embora eles não usassem esse nome e tivesse causado a doença de Edwin.

Isto ia de acordo com as lendas, ligando várias mortes numa família à atividade morta-viva. A tuberculose era uma doença pouco compreendida e um objeto de muita superstição.

O pai, George Brown, foi persuadido a dar permissão para exumar vários corpos dos seus familiares. Os habitantes locais, o médico local e um repórter de jornal exumaram os corpos a 17 de março de 1892.

Os corpos de Mary (mãe) e de Mary Olive exibiram o nível esperado de decomposição, de modo que se considerou que não eram as causadoras de tal mal.

No entanto, o corpo da filha Mercy, quase não apresentava sinais de decomposição e ainda tinha sangue no seu coração. Isto foi levado como um sinal de que a jovem era uma morta-viva e a agente da condição do seu irmão Edwin.

A sua falta de decomposição era mais provável dever-se ao facto de que o seu corpo foi armazenado em condições gélidas numa cripta acima do solo durante os dois meses seguintes à sua morte.
Sepultura de Mercy Brown
Mas como a superstição falou mais alto, o coração e o fígado de Mercy foram queimados, e as cinzas foram misturadas com água para criar um tónico e foi dado a Edwin para este beber, como um esforço para resolver a doença e parar a influência dos mortos-vivos.

Edwin acabou por morrer dois meses depois. O que restou do corpo de Mercy foi enterrado no cemitério da Igreja Batista em Exeter após ter sido profanado.

Este acontecimento com Mercy Brown foi a inspiração para o conto de Caitlín R. Kieman - "So Runs the World Away", que faz referência explicita ao caso.

Este caso também foi referenciado por Bram Stoker, autor do romance "Drácula", que soube do caso de Mercy através de artigos de jornais e baseou-se nela para a sua personagem Lucy Westenra.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário