domingo, 9 de setembro de 2018

Determinação da Raça Ariana


Na imagem: Medição do nariz de um homem durante os testes de determinação da raça ariana, na Alemanha, em 1940.

O conceito de raça ariana teve o seu auge no séc. XIX até à primeira metade do séc. XX, é uma noção inspirada pela descoberta da família de línguas indo-europeias.

Alguns etnólogos do séc. XIX propuseram que todos os povos europeus de etnia branca-caucasiana eram descendentes do antigo povo ariano.

Correntes europeus, de carácter nacionalista da época abraçaram esta tese. Esta foi tratada com maior ênfase pelo Partido Nacional Socialista da Alemanha (Partido Nazi). Estes associaram o conceito de identidade nacional à raça ariana do povo germânico, através do princípio da unidade étnica, com a finalidade de elevar o moral e orgulho nacionais do povo alemão, destroçados pela derrota na Primeira Guerra Mundial e das condições consideradas humilhantes da rendição, impostas pelo Tratado de Versalhes.

Segundo o ideário nazi, a raça ariana seria uma das três grandes raças humanas, e este termo serviria para designar a raça branca, descendente das antigas tribos que se originaram numa região ao sul do que é atualmente a Rússia, há cerca de sete ou oito mil anos, e se expandiram por toda a Europa ao longo da História.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário