segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Grace Kelly

Grace Kelly
Grace Kelly nasceu em Filadélfia, nos EUA, a 12 de novembro de 1929.
Grace Kelly, em criança
O seu pai, Jack Kelly, era um campeão olímpico de remo e a sua mãe, Margaret Majer, era uma treinadora desportiva.
Família de Grace Kelly - Em pé da esquerda para a direita: Grace Kelly e a sua irmã Margaret. Sentados, o irmão John B. Kelly Jr., o pai, a irmã Elizabeth Ann Kelly e a mãe.
Cedo, Grace Kelly mostrou interesse pelas artes cénicas, tendo atuado, em várias peças escolares em criança.

Mesmo com a oposição dos seus pais à sua carreira artística, Kelly atuou em 1939, na altura com 10 anos de idade, na sua própria peça teatral. Porém, foi aos 12 anos que fez a sua estreia nos palcos, atuando de forma destacada na pela "Don't Feed the Animals".

Grace estudou, inicialmente, na Ravenhill Academy e, pouco depois foi transferida para Stevens School, ambas em Germantown, na Pensilvânia, onde começou a interessar-se por atuação e dança.

Em 1947, graduou-se na Stevens School. Mas por causa das suas baixas notas a matemática, Grace foi rejeitada pela Bennington College, em julho de 1947, para desespero dos seus pais. Grace então decidiu dar continuidade ao seu sonho de ser atriz.

Mudou-se para Nova Iorque para estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas. Embora a escola já tivesse escolhido os estudantes para aquele semestre, Grace conseguiu uma entrevista com o diretor de admissão da escola, Emile Diestel, e foi aceite, com a ajuda do seu tio George (dramaturgo, roteirista e diretor).

Para pagar os seus estudos na Academia, Grace trabalhava como modelo, ganhava na época 7,50 dólares (equivalente ao que é hoje 53€) por hora. Vivia no Barbizon Hotel for Women, um estabelecimento de prestígio para mulheres ricas, que impedia a entrada de homens depois das 22 horas.
Grace Kelly como modelo, em 1947
Grace Kelly participou em várias produções teatrais, mas a primeira delas foi a adaptação da obra "The Father", de August Strindberg.

Aos 19 anos, formou-se na instituição de artes dramáticas e atuou como a personagem Tracy Lord na peça "The Philadelphia Story".

Após ver Grace Kelly na televisão, o produtor Dalbert Mann. convidou-a para integrar o elenco da produção televisiva "Bethei Merriday", uma adaptação da obra de Sinclair Lewis, que seria exibido ao vivo nos EUA.

Com 22 anos, em 1951, Grace Kelly atuou pela primeira vez numa produção cinematográfica, no filme "Fourteen Hours". A importância da atriz no filme era mínima e a sua atuação não chamou a atenção de críticos nem de diretores cinematográficos.
Filme "14 Hours", de 1951
No ano seguinte, Grace foi convidada pelo diretor Fred Zinnemann a atuar na sua próxima produção, "High Noon". Desta vez, a sua atuação foi bem recebida pelos críticos, o que resultou num contrato de sete anos com a MGM juntamente com um salário de 850 dólares por semana.
Filme "High Noon", de 1952
Em 1953, após duas atuações no cinema, foi convidada pelo diretor John Ford para atuar em "Mogambo". No papel de Linda Nordley, na primeira produção após assinar contrato com a MGM, Grace Kelly, recebeu um Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz Secundária, além de uma nomeação ao Oscar na mesma categoria.
Filme "Mogambo" de 1953 (esquerda), no qual Grace Kelly ganhou o Globo de Ouro para Melhor Atriz Secundária (direita)
Após este filme, Grace entrou no programa de televisão "The Way of an Eagle" ao lado de Jean-Pierre Aumont.

Os relacionamentos amorosos de Grace Kelly foram objeto de especulações e fofocas durante toda a sua vida. Antes do seu casamento, Grace Kelly teve romances com atores com quem tinha atuado, como Ray Milland ou Clark Gable.
Grace Kelly e Clark Gable
Quando se relacionou com Ray Milland, 22 anos mais velho que ela, Ray tinha-lhe dito que deixaria a sua mulher para que os dois pudessem ter um relacionamento público, o que ela viria a descobrir que era mentira. A relação aconteceu durante as gravações do filme "Dique M para Morrer".
Ray Milland e Grace Kelly
Chegou a estar noiva do estilista americano, Oleg Cassini, 16 anos mais velho, mas acabou o romance quando conheceu Rainier.
Grace Kelly e Oleg Cassini
Em 1955, Grace Kelly conhece o Príncipe Rainier Louis, após concordar em ser fotografa com ele, durante o Festival de Cannes. Grace tinha 25 anos e ele 32.
Primeiro encontro entre Grace Kelly e o Príncipe Rainier, em 1955
Reencontraram-se num jantar promovido pelo Príncipe na sua casa real. Neste encontro, Rainier pediria Grace em noivado e esta aceitara.

O seu anel de noivado tinha um diamante de 10,47 quilates.
Anel de noivado de Grace Kelly
A 4 de abril de 1956, Grace Kelly e a sua família, saíam de Nova Iorque em direção ao Mónaco, de barco. No Mónaco, mais de 20 mil pessoas saíram à rua para saudar a futura Princesa consorte, a 12 de abril.
Príncipe Rainier ajuda Grace Kelly a sair do barco, na sua chegada ao Mónaco, a 12 de abril de 1956
O casamento civil aconteceu a 18 de abril de 1956.
Casamento civil do Príncipe Rainier e Grace Kelly - 18 de abril de 1956
A cerimónia religiosa aconteceu no dia seguinte.
Casamento religioso do Príncipe Rainier e Grace Kelly - 19 de abril de 1956
O seu vestido de noiva era da autoria da estilista Helen Rose, que vestia as estrelas de Hollywood, era em seda bordada à mão e decorado com 800 mil lantejoulas e 1500 pérolas.
Grace Kelly vestida de noiva, no dia do seu casamento - 19 de abril de 1956
Em 1956 era a mulher mais fotografa do mundo, quase sempre de óculos de sol, um acessório que ela divulgou, pois não se usava muito.
Grace Kelly
Depois do casamento não pôde voltar a ser atriz. Teve dificuldades a aprender a falar francês, a língua oficial do Mónaco, e tinha momentos de grande depressão por não poder voltar a Hollywood.
Grace Kelly grávida da sua primeira filha e o marido, Príncipe Rainier
Dedicou-se aos trabalhos humanitários, foi madrinha de várias instituições sociais entre elas a Association Mondiale des Amis de L'enfance, uma organização internacional criada por ela, que tem como objetivo ajudar crianças carentes.
Símbolo da "Association Mondiale des Amis de L'Enfance"
Do seu casamento nasceram três filhos, Carolina, em 1957, Albert Pierre, em 1958, e Stéphanie em 1965.
Príncipe Rainier e Grace Kelly com os filhos, Albert, Carolina e Steéphanie
A 14 de setembro de 1982, Grace morreu em sequência de um acidente de automóvel em Monte Carlo, no Mónaco, no dia anterior, aos 52 anos de idade, junto ia a sua filha Stéphanie que não sofreu ferimentos graves. O seu funeral aconteceu a 18 de setembro de 1982 e contou com a presença de vários aristocratas, entre eles a Rainha de Espanha e a Princesa Diana e foi assistido por cerca de 30 milhões de pessoas através da televisão. Grace foi sepultada na Catedral de São Nicolau, no Mónaco.
Estado do automóvel depois do acidente que vitimou Grace Kelly
Em junho de 1984, o Príncipe Rainier inaugurou um jardim público de rosas no Mónaco, em memória da Princesa Grace, visto que ela adorava flores.
Grace Kelly
Em 1993, Grace tornou-se na primeira atriz a aparecer num selo postal norte-americano.
Selo Postal dos EUA de Grace Kelly
Grace Kelly é considerada a 13.ª lenda do cinema mundial pelo Instituto Americano do Cinema. Além de um ícone da moda, é considerada a "princesa mais bonita da história".
Grace Kelly

Assinatura de Grace Kelly

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário