Prémio Nobel |
Estes prémios foram inventados pelo sueco Alfred Nobel em 1895.
Alfred Nobel (1833-1896) |
O prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel foi criado em 1968, financiado pelo Banco Central da Suécia.
Este prémio é amplamente considerado como o mais prestigioso prémio disponível nos campos da literatura, medicina, física, química e paz.
Cada vencedor recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia em dinheiro, que é decidida pela Fundação Nobel.
A partir de 2012, cada prémio valia oito milhões de coroas suecas (cerca de 770.727,76€).
Este prémio não é atribuído postumamente, no entanto, se uma pessoa vencedora do prémio morrer antes de o receber o prémio pode ainda ser apresentado. Também um único prémio não pode ser compartilhado entre mais de três pessoas.
A primeira cerimónia dos prémios ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901, sendo entregues os prémios de literatura, física, química e fisiologia ou medicina. O prémio da paz foi entregue em Oslo.
Desde 1902, os prémios são formalmente entregues pelo Rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua a ser feita em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.
Entrega dos Prémios Nobel, pelo Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, em Estocolmo |
Richard Kuhn (esquerda), Adolf Friedrich Johann Butenandt (centro) e Gerhard Domagk (direita) |
Em 1939, não houve premiado com o Nobel da Paz. Nenhum prémio foi atribuído em qualquer categoria de 1940 a 1942, devido à ocupação da Noruega pela Alemanha. No ano seguinte, todos os prémios foram entregues exceto o da literatura e da paz.
O prémio Nobel tem algumas restrições na sua divisão, mas geralmente é flexível. Em cada categoria, as nomeações são propostas por academias ou institutos da Suécia e figuras de autoridade internacional.
As propostas são analisadas no início do ano por uma Comissão especial, composta por cinco académicos eleitos por três anos.
Entre fevereiro e março, as academias definem uma lista final de cinco nomes. O vencedor é eleito numa eleição, até o início de outubro. A identidade dos destinatários é revelada, categoria por categoria, durante a primeira semana de outubro, em conferências de imprensa diárias.
A entrega dos prémios ocorre a 10 de dezembro, data de aniversário da morte de Alfred Nobel.
O prémio não é entregue postumamente desde 1974. Anteriormente, o prémio Nobel de literatura laureou em 1931 o antigo Secretário Perpétuo da Academia Sueca, Erik Axel Karlfeldt, que morreu seis meses antes do anúncio oficial do vencedor e do prémio da paz, em 1961, foi também atribuída a Dag Hammarskjöld, secretário-geral das Nações Unidas, morto menos de um mês antes da votação final.
Erik Axel Karlfeldt (esquerda) e Dag Hammarskjöld (direita) |
- Nobel da Física - decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia
- Nobel da Química - decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia
- Nobel da Fisiologia ou Medicina - decidido pelo Instituto Karolinska de Medicina
- Nobel de Literatura - decidido pela Academia Sueca
- Nobel da Paz - decidido pelo comité designado pelo parlamento norueguês
- Prémio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel - decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia
Num próximo post ou post's (o mais provável) falarei dos vencedores dos Prémios Nobel.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário