segunda-feira, 10 de junho de 2019

Camilo de Oliveira

Camilo de Oliveira
De nome completo Camilo Venâncio de Oliveira, nascido em Buarcos, na Figueira da Foz, a 23 de julho de 1924, foi um ator, encenador e argumentista português.

Nasceu nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, na altura o único teatro existente no concelho da Figueira da Foz, filho dos atores Camilo Arjona de Oliveira e da sua primeira mulher, Ester Venâncio de Oliveira.

Estreou-se na companhia itinerante da família com apenas nove anos de idade, viria a mudar-se para a Lisboa depois.

A primeira revista em que participou foi: "Lisboa é Coisa Boa" em 1951.

Obtém sucesso com "Abaixo as Saias" de 1958 e "Ó Pá, Não Fiques Calado" de 1963.

Foi casado com a enfermeira Maria Luísa Reis Oliveira, de quem se divorciou.

Na RTP participou em "O Senhor que Se Segue", em conjunto com Artur Agostinho e Carmen Mendes.

Em conjunto com Florbela Queiroz, recebe o Prémio Imprensa 1964 para os Melhores Atores de teatro de revista, recebeu a 3 de abril de 1965.
Florbela Queiroz
Viveu com Io Apolloni, atriz italiana, residente em Portugal, desde 1965, de que teve um filho, Camilo Humberto Appolloni de Oliveira, em 1969.
Io Apolloni e Camilo de Oliveira
Foi também pai de Camilo Luís Bettencourt de Oliveira, nascido em 1981, do seu relacionamento com Maria Luísa Bettencourt.

Desempenha dois papéis no filme em que é protagonista: "O Ladrão de Quem se Fala" de Henrique Campos, em 1969.

Protagoniza com Ivone Silva, em 1981, o programa "Sabadabadu", que foi um grande sucesso e onde apareceram personagens como os Agostinhos e o Padre Pimentinha.
Camilo em personagem no programa "Sabadabadu" - personagens Agostinhos: Agostinho e Agostinha, dois bêbados
Em 1982, grava um single com os temas "Sapateado", "Soutien" e "Publicidade", todos da autoria de Fernando Guerra e Varela Silva.

Em abril de 1983 aparece na RTP com o programa "Allegro". Ainda, no mesmo ano, é sucesso no teatro com Há Mas São Verdes" e conhece Paula Marcelo, com quem viria a casar.

A SIC contrata-o para a série "Camilo & Filho, Lda." que foi um grande sucesso em 1995. No teatro apresenta "Camilo & Filhas", em 1996.
Episódio 1:

Em 1997, volta à SIC com a série "As Aventuras do Camilo". Nos anos seguintes é a vez das séries "Camilo na Prisão" e "A Loja do Camilo".

- As Aventuras de Camilo:

- Camilo na Prisão - Episódio 1:

- A Loja do Camilo - Episódio 1:

Em 2002, volta à RTP onde é o protagonista da série "Camilo, o Pendura".
Episódio 11:

Também em 2002, casa-se com Paula Marcelo, com quem já vivia desde a década de 1980, um amor que superou os 42 anos que tinham de diferença. Paula Marcelo fez vários trabalhos com o marido.
Camilo de Oliveira e Paula Marcelo
Volta à SIC, em 2005, onde tem êxito com a série "Camilo em Sarilhos".
Episódio 6:

Em 2008 apresenta-se ao vivo com a peça "O Meu Rapaz é Rapariga".
Cartaz de "O Meu Rapaz é Rapariga"
Na SIC realizou-se em setembro de 2008 uma Gala em sua homenagem.

Em 2009, através da editora Esfera dos Livros, lança o livro "As regras da minha vida: Camilo de Oliveira, o actor do povo".
Livro "As Regras da Minha Vida: Camilo de Oliveira, o Actor do Povo" de Camilo de Oliveira em 2009
Após o fim das gravações de "Camilo, o Presidente", em 2010, decidiu reformar-se passando a conceder poucas entrevistas.
Episódio 1:

Camilo morre aos 91 anos, na noite de 2 de julho de 2016, nos cuidados paliativos devido aos dois cancros que tinha, na próstata e intestino, em Lisboa.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário