quarta-feira, 24 de julho de 2019

Ann Sothern

Ann Sothern
O seu verdadeiro nome era Harriette Arlene Lake.

Nasceu em Valley City, nos EUA, a 22 de janeiro de 1909.

Filha mais velha de Walter J. Lake e de Annette Yde-Lake. A sua mãe era cantora e o seu pai trabalhava com importações e exportações. Os seus pais se separaram quando tinha quatro anos.

Começou a ter aulas de piano aos cinco anos de idade. Estudou na McPhail School of Music, onde a sua mãe também deu aulas de piano.

Ann passou a acompanhar a sua mãe nas suas digressões quando o calendário escolar o permitia. Aos 11 anos, Ann tornou-se pianista consumada e cantava solos no coro da igreja.

Aos 14 anos estudava composições de piano e passou a estudar música.

Como adolescente passou a estudar no Minneapolis Central High School, e aparecia em inúmeras produções de teatro e dirigiu vários espetáculos. Durante os seus estudos no ensino médio, Ann entrou em competições anuais patrocinadas pelo Estado para compositores musicais estudantis e ganhou três anos seguidos.

Formou-se no ensino médio em 1926. A sua mãe mudou-se então para Los Angeles e Ann mudou-se com o pai para Seattle, onde frequentou a Universidade de Washington, desistiu depois de um ano.

Ao visitar a sua mãe na Califórnia, a sua mãe trabalhava nos estúdios da Warner Bros como treinadora vocal, então Ann ganhou um papel na revista Warner Bros, The Show of Shows.

Ann fez uns castings para a MGM e assinou um contrato de seis meses. Logo ficou frustrada por apenas aparecer em pequenos papéis.

Então conheceu Florenz Ziegfeld numa festa, este ofereceu-lhe um papel numa das suas produções. Quando a MGM decidiu não aceitar a sua opção, Ann mudou-se para a cidade de Nova Iorque.
Florenz Ziegfeld
Na Broadway, em 1931, Ann teve papéis principais no "Sweetheart dos Estados Unidos" e em "Todos os seus Bem-Vindos".

Em 1934, Ann assinou um contrato com a Columbia Pictures. Foi aqui que se passou a chamar Ann Sothern, quando Harry Cuhn mudou o seu nome, "Ann" foi em homenagem à sua mãe e "Sothern" foi escolhido por EH Sothern, um ator que fazia papéis de Shakespeare.

Em 1936 assinou pela RKO Radio Pictures e, depois de uma série de filmes que não conseguiram atrair o grande público, então deixou a RKO. Então assinou pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).

Casou em setembro de 1936 com o ator e líder de banda, Roger Pryor. Separaram-se em setembro de 1941 e divorciaram-se em maio de 1943.
Ann Sothern e Roger Pryor
Menos de uma semana após o divórcio de Roger Pryor, Ann casou-se com o ator Robert Sterling. O casal teve uma filha, Patrícia Ann Sterling. O casal divorciou-se em março de 1949.
Robert Sterling e Ann Sothern (esquerda) e Ann Sothern e a filha, Patrícia (direita)
Com a MGM conseguiu o seu primeiro filme de sucesso "Maisie", substituindo Jean Harlow, que tinha falecido, no papel principal. Iniciando assim, uma sequência de filmes com a personagem "Maisie", conseguindo até um programa de rádio devido à popularidade dos filmes, apresentado de 1945 a 1947 chamado "The Adventures of Maisie".
Em 1949, participou no filme vencedor do Oscar, "A Letter to Three Wives", que rendeu boas críticas a Ann, mas não o suficiente para lançar a sua carreira novamente.
Filme "A Letter to Three Wives"
Durante os anos 50 fez alguns filmes, mas principalmente participou em programas de televisão. De 1953 a 1957 esteve na série de televisão "Private Secretary" e de 1958 a 1961 apresentou o programa "The Ann Sothern Show", que lhe rendeu um Emmy.

Ann contraiu hepatite infecciosa, o que a deixou agarrada à sua cama, onde continuou a trabalhar no programa de rádio "Maisie" enquanto se recuperava. Ann mais tarde disse que a sua doença tinha restaurado a sua fé. Converteu-se ao catolicismo romano em 1952.

Ao longo da sua carreira, Ann administrou várias empresas e empresas de produção. Na década de 50, abriu o Centro de Costura Ann Sothern em Sun Valley, que vendia tecidos, padrões e máquinas de costura. Ann tinha também uma fazenda com gado em Idaho.

Além de atuar, prosseguiu a sua carreira musical, também. Tocava em clubes em Reno, Las Vegas. No final da década de 50, lançou "Sothern Exposure", o seu primeiro álbum em 1958.

Em 1974, Ann ficou ferida quando uma árvore falsa lhe caiu nas costas durante as produções. O acidente a deixou com uma vértebra lombar fraturada e os nervos danificados nas pernas. As suas lesões exigirão hospitalizações.

Ann ganhou uma quantidade considerável de peso. Além da dor física, Ann passou a ter depressão. No resto da sua vida, passou a sofrer de dormência nos pés e precisava de bengala para caminhar.

Ann tem duas estrelas no Passeio da Fama de Hollywood, em relação aos filmes está em 1612 Vine Street e a da televisão está em 1634 Vine Street.

Faleceu a 15 de março de 2001, devido a insuficiência cardíaca na sua casa em Ketchum, nos EUA, aos 92 anos de idade. Foi enterrada no Cemitério Ketchum.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário