terça-feira, 2 de julho de 2019

Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor
Elizabeth Rosemond Taylor, nasceu em Hampstead, na Inglaterra a 27 de fevereiro de 1932.

Filha de pais americanos, Francis Leen Taylor e Sara Viola Rosemond Warmbrodt, mudaram-se para os EUA em 1939.

Elizabeth começou a sua carreira no cinema ainda em criança, quando foi descoberta com 10 anos. Foi contratada pela Universal Pictures e filmou "There's One Born Every Minute".
Elizabeth Taylor no filme "There's One Born Every Minute"
Revelou o seu talento em filmes infanto-juvenis, como na estreia em 1943 num pequeno papel da série "Lassie".

Evoluiu como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 1950 filma dramas, como "Um Lugar ao Sol" e "Giant". Fez ainda o filme "A Última Vez que Vi Paris".
Elizabeth Taylor no filme "Um Lugar ao Sol"
Elizabeth foi considerada uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos, nas suas características destacavam-se os seus olhos de cor azul-violeta, uma cor rara. 
Elizabeth Taylor - imagem onde se destaca a cor dos olhos da atriz
Era grande apreciadora de jóias, adorava o brilho de brincos, colares, anéis e pulseiras, além de gostar de maquilhagens, sapatos de grife, bolsas da moda e vestidos caros. Os críticos da moda consideravam a sua simetria de rosto e corpo ideias, ambas se encaixavam perfeitamente.

Elizabeth terá dito: "Grandes mulheres precisam de grandes diamantes". Da sua coleção de jóias, fazem parte, entre muitas outras, dois diamantes, um com 33,19 quilates e o outro, o mais pesado do mundo, chamado de Taylor-Burton com 69,42 quilates.
O famoso diamante conhecido por Taylor-Burton de 69,42 quilates de Elizabeth Taylor
Numa carreira de cerca de 60 filmes, Elizabeth entrou para a História em 1961, como a atriz mais bem paga do cinema, tendo recebido 1 milhão de dólares para protagonizar o épico "Cleópatra".
Filme "Cleópatra" de 1961
Com a sua vida pessoal, tornou-se famosa pelos vários casamentos que teve, oito ao todo. O primeiro casamento foi com Conrad Nicholson Hilton, em 1950. O casamento durou apenas um ano.
Casamento de Conrad Nicholson Hilton e Elizabeth Taylor
O segundo marido, Michael Howard Wilding, casados de 1952 a 1957, juntos tiveram dois filhos: Michael em 1953 e Christopher em 1955.
Elizabeth Taylor e o segundo marido, Michael Wilding e os dois filhos: Michael e Christopher
O terceiro marido, Michael Todd, morreu num acidente aéreo em 1958, no qual Elizabeth não foi devido a uma gripe. Deste casamento de apenas um ano, teve uma filha, Eliza em 1957.
Michael Todd, Elizabeth Taylor e a filha de ambos, Eliza
O quarto marido foi o melhor amigo do seu marido, Eddie Fisher, em 1959, com quem viveu até 1964.
Elizabeth Taylor e Eddie Fisher
O mais famoso casamento foi com o ator britânico Richard Burton, o seu quinto casamento, com quem se casou duas vezes. De 1964 a 1974 e de 1975 a 1976. O casal adotou uma menina alemã, a quem chamaram de Maria. Este casamento era muito conturbado, cheio de discussões e ciúmes, com indas e vindas, chegando a ficar separados por mais de seis meses.
Richard Burton e Elizabeth Taylor
Nos anos 70, ainda casada, passou a ter uma relação com o embaixador iraniano nos EUA, Ardeshir Zahedi, encontravam-se em quartos de luxo da cidade. Por não gostar de ter uma relação às escondidas, decidiu assumir o romance e conseguiu divorciar-se.
Ardeshir Zahedi e Elizabeth Taylor
Decide depois separar-se de Ardeshir por este não dar importância à relação de ambos. Então conheceu o político John Warner. Casaram-se e este casamento durou de 1976 a 1982.
Elizabeth Taylor e John Warner
Com o passar dos anos não quis se casar mais, apenas namorava alguns homens e vivia pequenas aventuras, até que conheceu Larry Fortensky, casando-se em 1991 no Rancho Neverland, propriedade do seu amigo Michael Jackson.
Elizabeth Taylor e Larry Fortensky
A separação viria acontecer em 1996, por diferenças que Elizabeth considerava irreconciliáveis. Após este casamento, não voltou a casar, apenas a namorar.

Nos anos 90, a atriz que se orgulhava de nunca ter passado um dia sem colocar perfume, lançou uma série de fragrâncias de sucesso no mercado.

Foi a melhor amiga de Michael Jackson. Este dedicou-lhe vários dos seus trabalhos, inclusivo as canções: "Liberian Girl" e "Elizabeth, I Love You". Era também madrinha do seu primeiro filho, Prince Michael Jackson I.
Michael Jackson e Elizabeth Taylor


Foi uma pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, arranjando fundos para as campanhas contra a SIDA a partir dos anos 80, logo após a morte do ator Rock Hudson por SIDA.
Rock Hudson
Ainda em jovem sofreu com problemas com o vício do álcool e drogas, mas conseguiu libertar-se e seguir a sua carreira. Em 1997, teve que se submeter a uma cirurgia delicada para remover um tumor no cérebro.

Ao longo dos anos a sua saúde foi-se agravando devido a problemas relativos à insuficiência cardíaca crónica. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração.

Usava cadeira de rodas para lidar com a sua dor crónica na região cardíaca.

Em fevereiro de 2011, apareceram novos sintomas relacionados à sua insuficiência cardíaca. Não aguentando de dor no peito e com muita falta de ar, foi internada no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles para fazer uma cirurgia de emergência, mas não resistiu e veio a morrer de paragem cardíaca.

Faleceu na manhã do dia 23 de março de 2011, aos 79 anos de idade. Encontra-se sepultada no Forest Lawn Memorial Park, Glendale, Los Angeles, nos EUA:


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário