terça-feira, 30 de julho de 2019

Barack Obama e o Avô

Barack Obama e o seu avô
Barack Obama nasceu a 4 de agosto de 1961, em Honolulu, no Hawai (EUA).

A sua mãe, Ann Dunham, era branca, de ascendência inglesa. O seu pai, Barack, nasceu em Nyang'oma Kogelo, no Quénia e era da etnia Iuo.

Os seus pais conheceram-se em 1960 numa aula de russo na Universidade do Hawai, em Manoa, onde o seu pai era um estudante bolsista.

Casaram-se a 2 de fevereiro de 1961, no Hawai, onde o casamento entre pessoas de "cores" diferentes não era proibido.

O casal separou-se no final de 1961, quando a sua mãe mudou-se com ele para estudar na Universidade de Washington, em Seattle durante um anos. Durante este período, o seu pai completou a sua formação em economia no Hawai em junho de 1962 e depois concluiu um mestrado em economia na Universidade Harvard.

Os seus pais divorciaram-se em março de 1964, o seu pai voltou ao Quénia e casou-se novamente, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer num acidente de automóvel em 1982.

A sua mãe, em 1963, conheceu Lolo Soetoro, um estudante indonésio de pós-graduação em geografia na Universidade do Hawai, com quem se casou a 15 de março de 1965, em Molokai. A família, então, mudou-se para o país natal de Soetero em 1967, onde viveram inicialmente no sul de Jacarta e, em seguida, a partir de 1970, num bairro rico da área central da cidade.

Na imagem encontramos Barack Obama, antigo presidente dos EUA, e o seu avô materno Stanley Armour Dunham, no Havai, em 1965.

Barack Obama tornou-se num advogado e político norte-americano que foi o 44.º presidente dos EUA entre 2009 e 2017, sendo o primeiro afro-americana a ocupar o cargo.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário