sábado, 18 de janeiro de 2020

Homossexuais influentes na História

No post anterior falámos da homossexualidade ao longo da história. Pode ser visto aqui: https://imagenschistoria.blogspot.com/2020/01/homossexualidade-na-historia.html

No post de hoje falaremos de pessoas homossexuais que foram influentes ao longo da história, quer na causa LGBT ou em outros temas. Com este post pretende-se mostrar que para além de sempre ter havido pessoas homossexuais (como tivemos "provas" no post anterior) mas que são pessoas praticamente normais e aptas para grandes causas.

O conceito de homossexualidade não existia, por milhares de anos, o amor entre duas pessoas do mesmo sexo era natural. Muitos dos deuses de mitologias antigas nem tinham sexo definido, e o sexo para a procriação só surgiu com o Cristianismo.

Com o decorrer dos séculos muitas das personagens que mudaram o rumo da história eram homossexuais. Muitos deles foram aceites pelo seu tempo, outros não foram aceites. E alguns deles não deixaram muito claro a sua orientação sexual.

Vamos então conhecer algumas destas pessoas, que simplesmente eram homossexuais e que foram fundamentais para a História:

Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)

Sócrates
Fonte: Infopédia
Filósofo grego, viveu na Grécia onde era normal homens mais velhos manterem relações sexuais com homens mais novos.
Chegou a declarar que o sexo anal era a sua melhor fonte de inspiração e que as relações heterossexuais serviam apenas para a procriação.
Defendia a investigação e o diálogo para se chegar à verdade e foi tutor de outro grande filósofo, Platão.

Alexandre, o Grande (356 a.C. - 323 a.C.)

Alexandre, o Grande
Fonte: Infopédia
O conquistador Alexandre, o Grande, também se apaixonou por um homem. O seu amante era Heféstio, o seu braço direito e ocupante de um importante posto no exército. Quando morreu Heféstio, Alexandre entrou em desespero e durante vários dias não comeu nem bebeu nada. Mandou realizar um funeral majestoso, os preparativos foram tantos que a cerimónia só pôde ser realizada seis meses depois da morte, Alexandre conduziu a carruagem fúnebre e decretou luto oficial no seu reino.

Júlio César (100 a.C. - 44 a.C.)

Júlio César
Fonte: Aventuras na Historia
Aos 19 anos, Júlio César teve um relacionamento com o rei Nicomedes IV da Bitínia.

Ricardo, Coração de Leão (1157-1199)

Ricardo, Coração de Leão
Fonte: Wikipédia
As aventuras homossexuais deste rei inglês eram notórias na altura. Um dos seus casos, quando ele ainda era Duque da Aquitânia foi com outro nobre, rei Filipe II da França.
Uma crónica da altura afirma: "Comiam os dois todos os dias à mesma mesa e no mesmo prato. E à noite as suas camas não os separavam. E o rei da França amava-o como a própria alma".

Outros monarcas europeus como Henrique III da França e Jaime IV da Escócia e I da Inglaterra, também tiveram vários amantes homens.

Leonardo Da Vinci (1452-1519)

Leonardo Da Vinci
Fonte: Wikipédia
Foi dos maiores génios da história da humanidade. A sua versatilidade e talento são incontestáveis. Leonardo Da Vinci foi cientista, engenheiro, anatomista, botânico, inventor, pintor, entre outras coisas.
Com base em registos históricos e escritos pessoais, os biógrafos de Leonardo Da Vinci deduzem que ele teria sido homossexual. Leonardo passou por um tribunal depois de ser acusado de sodomia com um prostituto, mas a acusação não seguiu adiante.

Oscar Wilde (1854-1900)

Oscar Wilde
Fonte: The British Library
O dramaturgo irlandês foi casado e teve dois filhos, mas também teve vários casos homossexuais.
O seu caso mais marcante foi com o Lord Alfred Douglas, com quem tinha o hábito de procurar jovens operários para sexo.
O pai do seu amante, John Douglas, Marquês de Queensberry, acusou Oscar Wilde de sodomia, o escritor processou o Marquês por difamação e arruinou-se, foram três julgamentos e o Marquês tinha provas de sodomia contra ele. Oscar foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Oscar morreu pouco tempo depois de sair da prisão.

Ernst Röhn (1887-1934)

Ernst Röhn
Fonte: History Ireland
Foi um homossexual assumido e um dos braços direitos de Adolf Hitler e um dos responsáveis pelo crescimento do movimento nazi na Alemanha, nos anos 1920/30.
Devido à sua orientação sexual, o Oficial tinha muitos inimigos dentro do Partido, e a relação com o líder nazi, Hitler, também foi afetada quando o líder nazi achou que a relação de ambos podia levantar suspeitas sobre a sua própria orientação sexual, afastou Ernst e matou-o.

Alan Turing (1912-1954)

Alan Turing
Fonte: Wikipédia
Foi um matemático, filósofo e foi considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial.
Apesar da sua mente e da grande ajuda que deu ao governo britânico ao decifrar a comunicação codificada dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, o seu nome foi ignorado quando se descobriu que ele era homossexual, algo que era considerado crime no país.

Harvey Milk (1930-1978)

Harvey Milk
Fonte: History.com
Era o representante distrital de São Francisco foi o primeiro homossexual assumido a vencer uma eleição nos EUA. Numa sociedade conservadora na década de 60, ele discursava a favor da liberdade e tentava dar esperança aos homossexuais. O seu ativismo foi importante na luta LGBT.
Onze meses após ser eleito conseguiu aprovar uma lei sobre os direitos dos homossexuais de São Francisco. Foi assassinado um ano depois de ser eleito.


Fonte(s):
Canal de Youtube Canal Meia Dúzia

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário