No post anterior falámos da homossexualidade ao longo da história. Pode ser visto aqui: https://imagenschistoria.blogspot.com/2020/01/homossexualidade-na-historia.html
No post de hoje falaremos de pessoas homossexuais que foram influentes ao longo da história, quer na causa LGBT ou em outros temas. Com este post pretende-se mostrar que para além de sempre ter havido pessoas homossexuais (como tivemos "provas" no post anterior) mas que são pessoas praticamente normais e aptas para grandes causas.
O conceito de homossexualidade não existia, por milhares de anos, o amor entre duas pessoas do mesmo sexo era natural. Muitos dos deuses de mitologias antigas nem tinham sexo definido, e o sexo para a procriação só surgiu com o Cristianismo.
Com o decorrer dos séculos muitas das personagens que mudaram o rumo da história eram homossexuais. Muitos deles foram aceites pelo seu tempo, outros não foram aceites. E alguns deles não deixaram muito claro a sua orientação sexual.
Vamos então conhecer algumas destas pessoas, que simplesmente eram homossexuais e que foram fundamentais para a História:
Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)
Sócrates Fonte: Infopédia |
Chegou a declarar que o sexo anal era a sua melhor fonte de inspiração e que as relações heterossexuais serviam apenas para a procriação.
Defendia a investigação e o diálogo para se chegar à verdade e foi tutor de outro grande filósofo, Platão.
Alexandre, o Grande (356 a.C. - 323 a.C.)
Alexandre, o Grande Fonte: Infopédia |
Júlio César (100 a.C. - 44 a.C.)
Júlio César Fonte: Aventuras na Historia |
Ricardo, Coração de Leão (1157-1199)
Ricardo, Coração de Leão Fonte: Wikipédia |
Uma crónica da altura afirma: "Comiam os dois todos os dias à mesma mesa e no mesmo prato. E à noite as suas camas não os separavam. E o rei da França amava-o como a própria alma".
Outros monarcas europeus como Henrique III da França e Jaime IV da Escócia e I da Inglaterra, também tiveram vários amantes homens.
Leonardo Da Vinci (1452-1519)
Leonardo Da Vinci Fonte: Wikipédia |
Com base em registos históricos e escritos pessoais, os biógrafos de Leonardo Da Vinci deduzem que ele teria sido homossexual. Leonardo passou por um tribunal depois de ser acusado de sodomia com um prostituto, mas a acusação não seguiu adiante.
Oscar Wilde (1854-1900)
Oscar Wilde Fonte: The British Library |
O seu caso mais marcante foi com o Lord Alfred Douglas, com quem tinha o hábito de procurar jovens operários para sexo.
O pai do seu amante, John Douglas, Marquês de Queensberry, acusou Oscar Wilde de sodomia, o escritor processou o Marquês por difamação e arruinou-se, foram três julgamentos e o Marquês tinha provas de sodomia contra ele. Oscar foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Oscar morreu pouco tempo depois de sair da prisão.
Ernst Röhn (1887-1934)
Ernst Röhn Fonte: History Ireland |
Devido à sua orientação sexual, o Oficial tinha muitos inimigos dentro do Partido, e a relação com o líder nazi, Hitler, também foi afetada quando o líder nazi achou que a relação de ambos podia levantar suspeitas sobre a sua própria orientação sexual, afastou Ernst e matou-o.
Alan Turing (1912-1954)
Alan Turing Fonte: Wikipédia |
Apesar da sua mente e da grande ajuda que deu ao governo britânico ao decifrar a comunicação codificada dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, o seu nome foi ignorado quando se descobriu que ele era homossexual, algo que era considerado crime no país.
Harvey Milk (1930-1978)
Harvey Milk Fonte: History.com |
Onze meses após ser eleito conseguiu aprovar uma lei sobre os direitos dos homossexuais de São Francisco. Foi assassinado um ano depois de ser eleito.
Fonte(s):
Canal de Youtube Canal Meia Dúzia
Canal de Youtube Canal Meia Dúzia
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário