quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Libertação do Campo de Concentração de Auschwitz

Para começar este blog debati-me com algumas dúvidas sobre qual seria a primeira imagem a colocar queria que fosse algo que chamasse atenção.
Com algumas dicas: "em que dia vais pôr?", "vê o que aconteceu" etc. Lembrei-me da data da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz na Polónia.
A intenção do blog é mostrar uma foto e contar a história dela, mas por vezes há História que é impossível de contar apenas com uma imagem, irá haver momentos que mostrarei mais do que uma imagem e este post será uma dessas vezes... Espero que gostem!

A Libertação:

Entrada: Auschwitz II-Bikernau
"Existia um cheiro tão forte que era impossível de suportar por mais cinco minutos. Os meus soldados não conseguiam suportá-lo e imploraram-me para que saíssemos dali. Mas tínhamos uma missão a cumprir" Anatoly Shapiro, o primeiro oficial do Exército soviético a entrar em Auschwitz.

Foi a 27 de janeiro de 1945, há precisamente 71 anos, que as tropas soviéticas chegaram a Auschwitz-Birkenau - tratava-se de um complexo de campos de extermínio localizado na Polónia.

Anatoly Shapiro foi quem abriu os portões do campo principal, o seu batalhão libertou os primeiros 500 prisioneiros.

O Exército Vermelho encontrou cerca de 7.500 prisioneiros, os soldados e oficiais aperceberam-se de que um crime sem memória tinha sido ali cometido, pois não tinham conhecimento da existência destes campos de extermínio.

Sabe-se que para apagar os vestígios do Holocausto antes da chegada do Exército Vermelho, a SS destruiu as câmaras de gás e evacuou a maioria dos prisioneiros: "Fomos literalmente escorraçados (...) sob os olhos da SS e dos soldados alemães, tivemos de deixar o campo de concentração para marchar dia e noite numa direção incerta. Quem não estava em condições de continuar era executado a tiros" lembra Pavel Kohn. Milhares foram os corpos que ficaram ao longo desta rota, que ficou conhecida como a Marcha da Morte.



Comentários da altura da libertação:

"Não tinham calçado. Os seus pés estavam envoltos em trapos. Estávamos em janeiro e a neve estava a começar a derreter. Até hoje não sei como conseguiram sobreviver."

"Quando chegámos ao primeiro pavilhão, dizia que era para mulheres. Entrámos e vimos uma cena horrível - Mulheres despidas e mortas jaziam perto da porta. As suas roupas tinham sido recolhidas pelas sobreviventes. Havia sangue e excrementos pelo chão."

"Abrimos as cozinhas e preparamos refeições leves. Algumas pessoas morreram porque os seus estômagos não conseguiram suportar."

O que foi Auchwitz?

Era um complexo de vários campos:
  • Auschwitz I - era um campo de concentração;
Auchwitz I - com o portão que têm a célebre frase "Arbeit Macht Frei" (O Trabalho Liberta)
  • Auschwitz II-Birkenau - tratava-se de um campo de extermínio;
  • Auschwitz III-Buna-Monowitz - um campo de trabalho escravo.
Auschwitz III-Buna-Monowitz

Supõem-se que um milhão e meio de pessoas morreram apenas em Auschwitz, executadas, ou vitimas de doenças, exaustão ou de fome.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário