Casamento de Stephen Hawking e Jane Wilde |
Stephen é mundialmente conhecido como um doutor em cosmologia, professor lucasiano de matemática, físico teórico e cosmólogo britânico. É um dos mais consagrados cientistas da atualidade.
Stephen nasceu em Oxford a 8 de janeiro de 1942, filho de um biólogo pesquisador.
Stephen é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença atualmente sem cura.
A doença foi-lhe detetada aos 21 anos, quando passado uns tempos em que caía, derrubava objetos, parecia não controlar direito o que fazia. Um dia, caiu de patins e não se conseguiu levantar, ao ser levado no médico foi-lhe diagnosticada a doença.
Foi internado num hospital, onde viu um menino a morrer de leucemia. Diz: "Sempre que fico inclinado a ter pena de mim, lembro-me daquele menino."
Teve alta e foi para casa, pouco depois, conheceu Jane Wilde, que era amiga de uma das suas irmãs.
Namoraram e casaram (imagem) na cerimónia Stephen apoiou-se numa bengala.
Stephen foi piorando, não conseguido cuidar mais dos filhos e, em 1970, deixou de andar. Passou a usar uma cadeira de rodas e um carrinho elétrico de três rodas.
Nesta época já era um físico conceituado e foi convidado para trabalhar no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Aceitou e a família mudou-se para os EUA - ele, a mulher e os três filhos.
Em 1979, o casamento não estava a correr bem e Jane começou a ter um caso com um músico da igreja local, Jonathan Jones. Jane acabou por convidar o amante a viver com a família, facto que deixou Stephen contrariado mas não se opôs. Ele pensava que morreria a qualquer momento e queria que alguém sustentasse os filhos.
Nos anos seguintes a sua saúde piorou. Em 1985 durante uma viagem à Suíça apanhou uma pneumonia, ficou tão debilitado que os médicos sugeriram que se desligasse o respirador artificial que o mantinha vivo. Jane não aceitou e levou-o para Cambridge, lá ele foi submetido a uma cirurgia que lhe colocou um tubo de ar na garganta, facilitando a sua respiração - isto salvou-lhe a vida, mas ele nunca mais falou.
A partir daqui passou a comunicar usando um computador com a voz eletrónica pela qual é conhecido.
Em 1988 deu-se o grande momento da sua carreira. Publicou "Uma Breve História do Tempo", um livro que fala sobre a origem do Universo. O livro tornou-se num sucesso, vendendo 10 milhões de cópias e traduzido para mais de 30 línguas.
Em 1995, ele pediu o divórcio a Jane e mudou-se para outro apartamento, no qual morava com uma das suas enfermeiras, Elaine Mason.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário