quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Construção do Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Cabeça do Cristo Redentor em construção - Rio de Janeiro, década de 1920

A estátua de Jesus Cristo situa-se no morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Tem 30 metros de altura, sendo que 8 metros de pedestal.

A sua construção começou em 1926, sendo inaugurado a 12 de outubro de 1931.

No entanto, o início do desejo de ter ali uma estátua de Jesus Cristo remonta ao ano de 1859. Numa visita ao Rio de Janeiro, o padre Pedro Maria Boss, sugeriu que fosse erguido no topo do morro do Corcovado um monumento religioso.

Esta sugestão foi levada à princesa Isabel, que deu o primeiro apoio oficial ao projeto. Mas este projeto só viria a tornar-se realidade depois de 1912, quando o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde, passou a perseguir a ideia da construção de um Cristo para mostrar que a Igreja Católica estava presente entre o povo brasileiro.

Foi em 1921 qie o projeto foi retomado, tendo como foco as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

Em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse construída. O presidente doou o topo do morro do Corcovado para a construção do monumento.

A primeira pedra foi lançada no dia 4 de abril de 1922 e em 1923, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. A imagem de Cristo foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowsky.

Existe uma capela de Nossa Senhora Aparecida, na base da estátua.

Em 2007, foi considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo e é também um dos monumentos mais visitados do Brasil.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário