quinta-feira, 24 de novembro de 2016

William Shakespeare

William Shakespeare

William Shakespeare nasceu Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, a 23 de abril de 1564.

Foi um poeta, dramaturgo e ator, tido como o maior escritor inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.

Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, juntos tiveram três filhos.

Entre 1585 e 1592 começou a sua carreira em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da Companhia de Teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men.

Conhecem-se poucos factos sobre a sua vida privada, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.

Shakespeare produziu a maior parte da sua obra entre 1590 e 1613, as suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricas, géneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI

A partir de então, escreveu apenas tragédias até por volta de 1608. Na sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicómedias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos.

Diversas obras suas foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante a sua vida.

As peças mais conhecidas de Shakespeare são: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, Rei Lear, Júlio César, A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão, Henrique V, A Tempestade, Muito Barulho por Nada e Péricles.

Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado na sua época, mas a sua reputação só viria atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói.

Shakespeare faleceu a 23 de abril de 1616, no mesmo dia do seu aniversário. A sua morte encontra-se envolta em mistério até hoje. Os seus restos mortais foram sepultados na Igreja da Santíssima Trindade em Stratford-upon-Avon.

O seu túmulo mostra uma estátua em pose de literário, mais vivo do que nunca. A cada ano, na comemoração do seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita da sua estátua.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário