quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Bonecas Frozen Charlotte

Boneca Frozen Charlotte
Fonte: Wikipédia

Em português "Charlotte congelada" foi uma lenda urbana famosa nos EUA durante o séc. XIX, que acabou por dar nome a um brinquedo mórbido, que se tornaria famoso e muito vendido na altura.

Segundo a lenda, uma vaidosa jovem da Era Vitoriana, teria morrido congelada após não se agasalhar para ir a um baile, mesmo após ser avisada tanto pela sua mãe como pelo seu namorado, que se preocupavam com a sua saúde durante uma noite bastante fria.

O conto/lenda espalhou-se rapidamente por todo o país, o que abriu caminho para um estranho fenómeno de comercialização de brinquedos, nunca antes visto na história do país.

Durante o séc. XIX, bonecas de porcelana passaram a ser importadas da Europa, mais especificamente da Alemanha, e por terem uma coloração branca, elas acabavam por lembrar corpos congelados.

Então surgiram as bonecas "Frozen Charlotte" e os bonecos "Frozen Charlie", com nomes que vieram da lenda urbana.

Os bonecos acabaram por ser um sucesso imediato dentro do mercado de brinquedos, alguns deles inclusivo sendo vendidos de forma inusitada, recebendo embalagens que imitavam caixões ou sendo postos dentro de bolos, segundo o jornal americano Washington Post.

Ainda de acordo com este jornal, a popularidade das então famosas mórbidas demorou a diminuir. Só o nome "Frozen Charlotte" tornou-se um verdadeiro fenómeno cultural que perdurou por toda a nação americana da época.

O mercado para esse brinquedo e as suas variações era forte, haviam diferentes tipos de boneca, todos brancos e de porcelana, eram vendidos, com diversos tamanhos e estilos, alguns contando com roupas, outros não.

A produção e a compra destes brinquedos diminuiu com tempo, diminuindo significativamente durante o início do séc. XX.

Ao deixar de ser um sucesso de vendas, as bonecas passaram a ser descartadas ou até mesmo esquecidas pelos seus donos.



Fonte: Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário