Lata com Chocolates com 120 Anos Fonte: Rainhas Trágicas - Mulheres, Guerreiras, Soberanas |
Lata de chocolates com 120 anos, comissionada pela Rainha Vitória, encontrada entre os arquivos do poeta australiano Banjo Peterson.
Rainha Vitória do Reino Unido Fonte: Valor Econômico - Globo |
Segundo a equipa de conservação da Biblioteca Nacional da Austrália, os doces estão bem preservados e que ainda podem ser consumidos.
Na tampa da caixa vê-se o rosto da rainha, com os dizeres: "África do Sul, 1900" e "Desejo-lhe um feliz ano novo, Victoria RI".
Os chocolates eram destinados aos soldados ingleses que lutavam na Guerra dos Bôeres.
Os chocolates terão chegado às mãos de Banjo Paterson, pois além de poeta era jornalista e, durante a Guerra, foi correspondente. Foi nesta qualidade que terá chegado aos chocolates agora encontrados.
Banjo Paterson Fonte: Wikipédia |
A encomenda foi pedida à Cadbury que, segundo a BBC, se mostrou relutante em satisfazer o pedido da rainha. Os donos eram pacifistas que não queriam participar na guerra.
A Cadbury acabou por ceder e doar os chocolates. À rainha coube encomendar, e pagar, a caixa de lata onde eram enviados.
Estas caixas transformaram-se em objetos muito procurados na frente de guerra e chegaram a custar 20£.
A caixa e o conteúdo eram valorizados por Banjo Paterson, só assim se explica que os tenha guardado intactos por tanto tempo, foram lançados em 1900 e guardou-os até ao ano da sua morte em 1941.
Fonte: Rainhas Trágicas - Mulheres, Guerreiras, Soberanas | Diário de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário