Fotografia de Robert Landsburg Fonte: Indie88 |
Os fotógrafos Robert Landsberg e Reid Blackburn, morreram enquanto registavam imagens da erupção do Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, a 18 de maio de 1980.
O vulcão entrou em erupção, umas semanas antes, atraindo alguns especialistas à área. O freelancer Robert Landsberg foi um deles, na noite anterior à sua morte, acampou a oeste do Santa Helena.
Robert Landsberg (à esquerda) Fonte: Mega Curioso |
No dia fatídico, acordou cedo e foi registar a erupção a aproximadamente 6 km da cratera.
Às 8h32, o flanco norte do vulcão entrou em colapso, explodindo a montanha e expondo o seu núcleo, repleto de magma derretido.
Robert apercebeu-se que seria atingido pelo material vulcânico e não teria como escapar. Disposto a registar o fenómeno até ao fim, trabalhou o quanto pôde e depois guardou o filme fotográfico dentro de estojos na sua mochila.
O seu corpo foi encontrado 17 dias depois do colapso do Santa Helena. Encontrava-se deitado protegendo a sua mochila, uma ação que permitiu salvar quase totalmente o material registado.
Câmara fotográfica de Robert Landsburg Fonte: Warehouse 13 Artifact Database Wiki |
As suas últimas imagens foram publicadas pela National Geographic, em janeiro de 1981.
Fotografo Robert Landsberg morreu na altura desta fotografia, de uma erupção de vulcão - ele ao saber que não iria sobreviver tirou fotos do acontecimento e depois protegeu a mala com a máquina com o seu
Robert não foi a única vitima, no total morreram 57 pessoas, mas além de Robert também outro fotógrafo morreu na altura - Reid Blackburn.
Reid trabalhava no jornal local e para a National Geographic, sendo enviado para uma expedição ao Monte Helena que deveria terminar no dia 17 de maio, na véspera da catástrofe. No entanto, Reid decidiu estender o seu período no vulcão.
Reid Blackburn não teve tempo de fugir ou de salvar o seu material. O seu corpo foi encontrado ao lado do seu carro numa posição que indica que ele cogitou fugir, mas não teve tempo.
Carro de Reid Blackburn e Reid Blackburn (imagem canto superior direito) Fonte: Mega Curioso |
Em 2013, um expert em imagens conseguiu recuperar algumas das últimas imagens captadas por Reid Blackburn.
Imagens recuperadas de Reid Blackburn Fonte: Mega Curioso |
Outros dois fotógrafos, Keith Ronnholm e Gary Rosenquint, estavam também na área, mas sobreviveram, porque o material fervente que descia da montanha acabou desviando cerca de 1 km antes de atingi-los.
Time Lapse de Rosenquint Fonte: Mega Curioso |
Fonte: Mega Curioso
Sem comentários:
Enviar um comentário