Na imagem: Bairro de Lata construído no Central Park, em Nova Iorque, EUA. Durante a Grande Depressão, em 1933.
O ano de 1929 ficou marcado na história como o início da mais severa crise económica do séc. XX. Causada por múltiplos fatores bancários e de paridade monetária, teve como marco inicial o "Crash" da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que transformou grandes fortunas em nada, trazendo desemprego, desespero e fome para famílias que nunca pensaram em enfrentar tais problemas.
Nos EUA, a crise mostrou a sua face mais cruel, causando redução de 46% da produção industrial, 70% no comércio exterior e um aumento de 607% da Taxa de Desemprego, que de um patamar histórico de 5% passou para 25% durante a crise.
Foi neste cenário que cerca de 20 mil veteranos da Primeira Guerra Mundial se dirigiram para Washington, cobrando ao governo do então Presidente Herbert Hoover o pagamento imediato de auxílio financeiro. Como forma de protesto, construíram barracas próximas ao Congresso. Estas espécies de "favelas" foram então batizadas pelos americanos de "Hoovervilles".
Uma das mais curiosas Hoovervilles foi instalada em pleno Central Park, o icónico cartão postal nova iorquino, na área hoje conhecida como "Great Lawn".
Great Lawn no Central Park, Nova Iorque, EUA, onde antes se instalou uma Hooverville Fonte: Central Park |
Ironicamente, a crise teve o seu fim no início da década de 40, com a movimentação económica provocada pela Segunda Guerra Mundial, com emprego e investimentos maciços em tecnologia e produção para abastecer o front europeu e posteriormente as tropas americanas no Pacífico.
Fonte: O Blog do Bega
A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.
Sem comentários:
Enviar um comentário