Invasão da Normandia |
A Batalha da Normandia tinha como nome de código Operação Overlord.
Foi uma invasão das forças dos EUA, Reino Unido, França e aliados, na França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial em 1944.
Foi uma decisão tomada depois da derrota alemã com o Exército Vermelho, na famosa Batalha de Stalingrado.
A invasão da Normandia começa com a chegada de paraquedistas na noite anterior, com maciços bombardeios aéreos e navais, bem como um assalto por água bem cedo, pela manhã.
Os exércitos, divididos com as suas tarefas, tinham como objetivo as praias de cognome de Omaha e Utah para os americanos e Juno, Gold e Sword para os anglo-canadenses.
Pelo mar, 1240 navios de guerra abriram fogo contra as linhas de defesa. Do céu, caíam toneladas de bombas dos 10 mil aviões que participaram na operação.
Naquele dia, 155 mil homens dos exércitos dos EUA, Reino Unido e Canadá lançaram-se nas praias da Normandia, dando início à libertação da Europa.
Sem contar com o peso da carga dos soldados, carregados de equipamentos, havia ainda o fator vento e as ondas que enfrentar antes de chegarem a terra.
O ataque das praias foi mais sangrento na praia de Omaha, entre as praias de Utah e Gold, onde os soldados enfrentaram minas, arames farpados, canhões franceses capturados pelos alemães, obstáculos conhecidos como "porcos-espinhos" e tiros de metralhadoras MG42 alemãs.
Os alemães ficaram em desvantagem, entre outros motivos, pela incapacidade de prever a data da operação e pela divergência quanto o local do desembarque aliado - Rommel dizia que os Aliados escolheriam a Normandia, mas Hitler estava certo de que seria mais a norte, em Calais - feito o desembarque e a rutura das defesas, os aliados ficaram com o caminho aberto para o centro da Europa ocupada e criaram a Segunda Frente.
No entanto, a operação continuou para mais de dois meses na Normandia, com as campanhas para conquistar e manter as posições dos Aliados.
A Batalha da Normandia teve fim com a rendição de Paris e a queda de Chambois.
As Forças Aliadas atingiram o rio Sena, em agosto de 1944, e Paris foi libertada, e os nazis foram expulsos do oeste da França.
Logo após as Forças Aliadas terem libertado a França, chegaram novas ordens para que as tropas partissem em direção à Alemanha para se juntar às Forças Soviéticas que se aproximavam vindas de leste.
70 anos depois, a invasão da Normandia continua a ser a maior invasão marítima da história, com quase três milhões de soldados a cruzarem o Canal da Mancha, partindo de vários portos e campos de aviação de Inglaterra.
Este dia ficou conhecido como o dia D, a letra "D" é um termo normalmente utilizado pelos militares para se referir a uma operação ou no início de um ataque.
Neste caso a letra "D" pode significar "decisão", referindo-se ao facto de que os EUA terem decidido a invasão na Normandia.
Historicamente, o termo é usado para se referir ao dia 6 de junho de 1944 na Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no dia em que começou a correr a chamada "Operação Overlord". Um dia antes do ataque.
Os números:
- O saldo dos Combates teve cerca de 110 mil mortos, sendo 77.866 alemães, 5.001 canadianos, 9.389 norte-americanos e 17.770 britânicos;
- Mais de 30 mil veículos, 150 mil soldados e 13 mil páraquedistas foram transferidos para as praias francesas;
- Mais de 127 aeronaves foram destruídas até ao fim da Batalha, enquanto 28 mil aviadores morreram;
- Durante a invasão foram despejadas na região mais de 30 mil bombas.
Sem comentários:
Enviar um comentário