terça-feira, 12 de julho de 2016

Suicídio em Auschwitz

Prisioneiro suicida-se no Campo de Concentração de Auschwitz em 1943

Campo de Concentração de Auschwitz foi um dos campos nazis mais sangrentos.

Auschwitz I, inaugurado a 20 de maio de 1940, era o centro administrativo dos campos. Serviu para local de trabalho forçado e foi aqui que os Nazis testaram a primeira câmara de gás.

De todos os prisioneiros que passaram por Auschwitz I, apenas 300 conseguiram fugir. Aproximadamente 70 mil prisioneiros polacos e soviéticos morreram aqui.

Auschwitz II foi construído em 1941, tinha como principal objetivo o extermínio. É o campo mais conhecido e onde mais pessoas morreram. Tinha quatro crematórios e câmaras de gás, as quais podiam receber, cada uma, cerca de 2.500 pessoas de cada vez.

Aqui morreram aproximadamente um milhão de judeus e 19 mil ciganos.

Auschwitz III começou a ser utilizado em 1942 e era principalmente para trabalho escravo para a empresa IG Farben.

Todos os campos eram controlados e dirigidos pela SS, sob o comando de Heinrich Himmler.

Aproximadamente 7.300 membros da SS trabalharam nos campos de concentração.

Os prisioneiros viviam de forma desumana, sem acesso a comida e a cuidados de higiene essenciais, eram obrigados a trabalhos forçados e eram constantemente humilhados. Desta forma, muitos achavam que aquele "inferno na Terra" não teria fim, encontravam no suicídio uma ponta de dignidade. Atraídos pela cerca elétrica descobriam a liberdade que lhes era negada constantemente nos campos.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário