terça-feira, 18 de abril de 2017

Múmia de Ramsés III

Múmia de Ramsés III
Foi o segundo Faraó da XX dinastia egípcia e é considerado como o último grande Faraó do Império Novo a exercer uma grande autoridade sobre o Egipto.

O reinado de Ramsés III durou cerca de 31 anos, de 1194-1163 a.C.

Uma investigação à múmia de Ramsés III concluiu que foi assassinado.

A investigação não só concluiu que houve crime, como encontrou o possível assassino, outra múmia, conhecida como a "Múmia Gritadora" que os historiadores identificaram como Pentaura, filho de Ramsés III e um dos implicados no assassinato do Faraó.

A múmia de Ramsés III apresenta uma barra no pescoço de uma escala tal que, de acordo com a nova investigação, cortou a traqueia, a carótida e partiu a coluna vertebral.

Ramsés III tinha o pescoço tapado com várias camadas de linho, o ferimento não era visível.

Pentura é um dos alegados implicados no complô, conhecido como a "Conjura do Harém" elaborado para matar Ramsés III, que incluía vários funcionários, uma rainha secundária, Tiy e outras esposas do Faraó.

Este plano ganha contornos mais violentos, tendo em conta que alguns historiadores atribuem a expressão horrorizada da Múmia Gritadora a um processo de mumificação em vida, ao ser derramada resina fervente pela garganta de Pentaura, que não estaria morto quando foi preparado.

Esta teoria pode não estar certa, pois esta investigação encontrou indícios de que Pentaura teria sido estrangulado. 


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário