domingo, 14 de maio de 2017

Eurovisão para Portugal!

Salvador Sobral - Vencedor do Festival Eurovisão da Canção, na Ucrânia em 2017 - Música "Amar pelos Dois" Autoria de Luísa Sobral
Ontem, 13 de maio de 2017, fez-se História em Portugal, alguns dirão que foi pela vinda do Papa a Portugal e a canonização dos pastorinhos, outros dirão que é pela primeira vez que o S.L.Benfica ganha um Tetracampeonato, mas aqui falarei do momento histórico vivido por Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em que pela primeira vez o vence.

Para falar deste momento, vamos recuar um pouco na História e dar todos os detalhes.

O Festival Eurovisão da Canção é um concurso anual de canções com participantes de diversos países, cuja televisão nacional transmissora é membro do European Broadcasting Union.

O primeiro Festival ocorreu a 24 de maio de 1956, onde sete dos dez membros originais da entidade concorreram. Os primeiros países a participar foram a França, a então Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Luxemburgo, Bélgica e Suíça.

Uma das regras que fora imposta depois do sucesso dos ABBA em 1974, banda sueca, foi que cada país cantasse na sua língua de origem e não em inglês, mas essa regra viria a ser retirada em 1999. Atualmente, a maior parte dos países opta por cantar em inglês, com o objetivo de conquista maiores audiências e votos por parte de todos os europeus.

Portugal entrou pela primeira vez no concurso em 1964.

Pela primeira vez em mais de 50 anos de Festival, a 13 de maio de 2017, Salvador Sobral ganha o Festival da Eurovisão, em Kiev na Ucrânia, com a música "Amar pelos Dois". A música é da autoria da irmã de Salvador, Luísa Sobral.
Salvador Sobral atuar no Festival da Eurovisão da Canção, Ucrânia 2017
A canção conseguiu a pontuação máxima - 758 pontos - na votação combinada dos júris nacionais e do público. A mais alta pontuação de sempre num Festival da Eurovisão.


Salvador Sobral é um cantor português, nascido a 28 de dezembro de 1989 em Lisboa. Participou em 2009, no programa Ídolos, na SIC, onde chegou a ser finalista.

A música "Amar pelos Dois":

Se um dia alguém perguntar por mim
Diz que vivi para te amar
Antes de ti, só existi
Cansado e sem nada para dar

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender

Se o teu coração não quiser ceder
Não sentir paixão, não quiser sofrer
Sem fazer planos do que virá depois
O meu coração pode amar pelos dois

(No video Salvador canta com a irmã, Luísa, no entanto no Festival participou sozinho)


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário