segunda-feira, 8 de maio de 2017

Os Criadores da Bomba Atómica

Os Criadores da Bomba Atómica - Einstein e Oppenheimer

A Bomba Atómica ou Bomba Nuclear é dispositivo explosivo.

A 2 de agosto de 1939, Albert Einstein escreveu uma carta ao então Presidente dos EUA, Roosevelt, acerca da possibilidade da criação de uma bomba configurada a partir de uma cadeia de reações numa grande massa de urânio.

Dizia na carta: "nos últimos quatro meses tornou-se provável - através do trabalho de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, nos EUA – que seja possível desencadear, numa grande massa de urânio, uma reação nuclear em cadeia, que geraria vastas quantidades de energia e grandes porções de novos elementos com propriedades semelhantes às do elemento rádio”. Dizia ainda que essa reação permitiria a construção de bombas ao passo que “um único exemplar desse tipo, levada por um navio ou detonada num porto, poderia muito bem destruir todo porto junto com uma grande área ao seu redor”.

Anos mais tarde, Einstein lamentou o papel que teve no desenvolvimento dessa arma destrutiva: “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt a recomendar que fossem construídas bombas atómicas”.

Oppenheimer foi um físico norte-americano que dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.

Apenas duas armas nucleares foram utilizadas durante uma guerra, quando os EUA bombardearam duas cidades japonesas no fim da Segunda Guerra Mundial.

Hoje, apesar da existência do Tratado de Não proliferação Nuclear, assinado em 1961, vários países ainda têm interesse na construção de armas nucleares para se fortalecerem política e militarmente.

Após a construção da bomba atómica, surgiu a bomba H (hidrogénio), com poder de destruição dez vezes maior que a primeira bomba atómica, e hoje, pelo menos na ficção, estão tentando criar a bomba de antimatéria, infinitamente mais destrutiva do que a bomba de Hidrogénio.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário