domingo, 2 de julho de 2017

Harry Houdini - Ilusionista

Harry Houdini
Harry Houdini era o nome artístico de Ehrich Weisz.

Nasceu em Budapeste, na Hungria, a 24 de março de 1874.

A sua família emigrou para os EUA, quando este tinha apenas quatro anos, em 1878, a bordo do navio SS Fresia.

Teve uma infância muito pobre, o que o obrigou a trabalhar muito novo.

Erik tinha sete irmãos e se considerava diferente deles, um pouco mais artista laico do que religioso, visto o seu pai ser Rabino da Congregação Sionista.

Erik foi perfurador de poços, fotógrafo, contorionista, trapezista, ferreiro. Como ferreiro aprendeu truques que mais tarde o transformariam no maior mágico ilusionista do mundo.

Começou a sua carreira em Appleton, com 9 anos era trapezista nos eventos que o seu pai organizava para a congregação. Gostava de ser chamado como"Ehrich, o príncipe do Ar".

Como a situação familiar era difícil fazia todo o tipo de trabalho, mas nunca deixava de praticar a sua paixão pelo trapézio, e logo começou a ensaiar alguns truques de magia-

O seu pai era, absolutamente, contra, queria que Ehrich se dedicasse à congregação, mas logo em seguida aceitou a causa. Ehrich não queria ser conhecido por ser o filho do Rabino e passou a utilizar o cognome de Harry Houdini.

Em 1893 passou apresentar-se com alguns dos seus irmãos, principalmente Theodore Hardeen, tendo criado um espetáculo com o nome de "The Houdini Brothers".
Theodore Hardeen (em cima) e Houdini (em baixo) em 1901
Durante uma apresentação conheceu Bess Rahner, uma jovem americana com que se viria a casar, e passou a ser sua assistente de palco - Bess Houdini.
Bess e Harry Houdini
A grande mudança na sua vida foi em 1899, quando conheceu o empresário Martin Beck que ficou impressionado com as suas apresentações. E, assim, agregou as apresentações de Houdini às dos grandes mágicos até o início do ano de 1900, quando Houdini voltou para a Europa. Dessa vez, numa digressão exclusiva.

O grande truque era chamado "Handcuff Act", em que consistia em este ser preso totalmente e se livrar da caixa de prisão. Este truque valeu-lhe a fama e fortuna. Passou em digressão pela Inglaterra, Escócia, Holanda, Alemanha, França e Rússia. Em cada cidade, a polícia local gostava de testar Houdini prendendo-o nas suas celas, Houdini conseguia sempre escapar.

Houdini chegou ao Teatro Garrick em Detroit, Mihigan, a 24 de outubro de 1926, para o que seria a sua última apresentação pública, estava com 40ºC de febre, com suspeita de apendicite. Ele não se importou e fez o espetáculo. Durante a apresentação do "Chinese Water Torture", Houdini não saiu em três minutos, a sua esposa e assistente quebrou o vidro e Houdini estava desmaiado.

Foi levado para o hospital Detroit's Grace, foi atendido por um jovem residente chamado J. Gordon.
Houdini faleceu ainda nesse dia, 24 de outubro de 1926, devido à ruptura do apêndice.

Houdini morreu de peritonite secundária, devido ao apêndice rompido, ocasionado por traumas abdominais múltiplos, provocados por um estudante da Universidade McGill em Montreal.
Houdini terá sofrido de dores, provavelmente apendicite por dias e tendo recusado o tratamento médico, o apêndice arrebentaria por si, mesmo sem o trauma.

O funeral realizou-se a 4 de novembro de 1926, em Nova Iorque, com mais de 2 mil pessoas presentes, no Cemitério Judaico de Machpelah, no bairro do Queens. Na sua lápide foi afixada a insígnia da sociedade dos mágicos.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário