domingo, 24 de setembro de 2017

Ida Lupino

Ida Lupino
Nasceu em Londres, na Inglaterra, a 4 de fevereiro de 1918.

Filha da atriz Connie O'Shea e do músico Stanley Lupino.
Stanley Lupino, pai de Ida Lupino
Inicialmente, Ida queria ser escritora, mas para agradar ao pai, entrou na Royal Academy of Dramatic Art, aos 13 anos.

A sua primeira aparição num filme foi no "The Love Race" de 1931 e no ano seguinte, aos 14 anos, trabalhou com o diretor Allan Dwan em "Her First Affaire", papel para o qual também a sua mãe fez o teste.
Filme "The Love Race" de 1931
Protagonizou cinco filmes britânicos em 1933 pelos estúdios Teddington, da Warner Bros, como o "The Ghost Camera" e "I Lived With You".
Filme "The Ghost Camera" (esquerda) e Filme "I Lived With You" (direita) de 1933
Foi então descoberta pela Paramount Pictures. Fez o teste para "Alice no País das Maravilhas", de 1933. Quando chegou a Hollywood, assinou um contrato com a Paramount por cinco anos, mesmo sem ter papéis planeados.

Foi depois do filme "The Light That Failed" de 1939, que Ida começou a pensar seriamente em papéis mais dramáticos. Na década seguinte, os seus papéis melhoraram, muitas vezes pegando as personagens que Bette Davis recusava.
Filme "The Light That Failed" de 1939 (esquerda) e a atriz Bette Davis (direita)
O produtor associado da Warner Bros, Mark Hellinger impressionou-se com a performance de Ida em "The Light That Failed" e a contratou para o filme "They Drive By Night" de 1940.
Filme "They Drive By Night" de 1940
A sua única comédia foi em "Pillow to Post" de 1945.
Filme "Pillow to Post" de 1945
Ida costumava discutir com o diretor do estúdio por considerar que certos papéis não eram dignos do seu nível artístico. Como consequência, passou boa parte do contrato com a Warner suspensa.

Em 1942, rejeitou o papel ao lado de Ronald Reagan, em "Kings Row" e foi suspensa novamente. Depois do filme "Deep Valley" de 1947 ser filmado, nem os estúdios Warner Bros, nem Ida, quiseram renovar o contrato e esta saiu do estúdio em 1947.
Filme "Deep Valley" de 1947
Foi depois contratada pelos estúdios da Columbia Pictures, em 1948, onde estrelou no mesmo ano o filme "A Taverna do Caminho", com várias cenas musicais.
Filme "A Taverna do Caminho" de 1948
Estrelou também em "On Dangerous Ground" em 1951 e assumiu a direção várias vezes devido à doença do diretor Nicholas Ray.
Filme "On Dangerous Ground" de 1951
Na altura em que estava suspensa, Ida aproveitava para observar os processos de filmagem e edição, acabando por ficar interessada na direção de filmes.

Ida e o seu segundo marido, Collier Young abriram uma empresa independente, The Filmakers, para produzir, dirigir e roteirizar filmes de baixo custo. A primeira oportunidade de dirigir surgiu de maneira inesperada em 1949, quando o diretor Elmer Cliffon sofreu um infarto e não pôde terminar o filme "Not Wanted", no qual Ida co-produziu e co-escreveu. Ida finalizou o filme, mas não recebeu nenhum crédito por ele.
Collier Young e Ida Lupino
O filme recebeu grande visibilidade pelo tema controverso da gravidez fora do casamento e Ida chegou a ser convidada pela Primeira-Dama, Eleanor Roosevelt, para discutir o tema num programa de rádio.
Primeira-Dama dos EUA, Eleanor Roosevelt
O seu primeiro filme devidamente creditado como diretora foi em 1949 o "Never Fear". Depois de produzir outros quatro filmes com temas sociais pertinentes.
Filme "Never Fear" de 1949
A sua empresa viria a produzir doze outros filmes, seis deles tendo Ida na direção ou co-direção, cinco deles sendo a autora ou co-autora, atuando em três e co-produzindo mais um.
Ida Lupino
The Filmakers fechou em 1955 e o seu último filme na empresa, como diretora, foi em 1965, na comédia "Anjos Rebeldes".

Ida continuou a atuar até os anos 1970. Os seus trabalhos de direção foram quase que exclusivamente para a televisão, em produções como "Alfred Hitchcock Presents", "The Twilight Zone", "The Donna Reed Show", "Batman", "Gilligan's Island", "A Feiticeira" e "The Untouchables".

A sua última aparição na televisão foi em 1978 e se aposentou do mundo do entretenimento depois, aos 60 anos.

Ida faleceu devido a um AVC, sofrido enquanto tratava de um cancro do cólon, a 3 de agosto de 1995, aos 77 anos, na cidade de Los Angeles. O seu corpo foi cremado.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário